Notícias

26/07/2015 11:07

Mais de 500 estudantes participam da seletiva estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Vitrine para revelação de novos talentos esportivos, os Jogos Escolares da Juventude centralizaram a atenção de jovens atletas baianos, na tarde deste sábado (25), com a abertura oficial da seletiva estadual. O evento aconteceu na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas de colégios públicos e particulares, da faixa etária de 12 a 14 anos (modalidades coletiva s e individuais) e de 15 a 17 anos (modalidades coletivas), para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a etapa nacional está prevista para setembro e novembro deste ano, em Fortaleza, capital do Ceará (12 a 14 anos), e Londrina, Paraná, onde serão realizadas as competições com estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude representam uma grande oportunidade para a revelação de novos talentos esportivos. Presente à cerimônia de abertura, a judoca Sarah Menezes, primeira mulher do Brasil a conquistar uma Medalha de Ouro na modalidade, em Jogos Olímpicos (Londres 2012), é um exemplo dessa característica da competição.

Para ela, os Jogos Escolares contribuem para direcionar aptidões. “Tem muita gente que treina diariamente e só percebe que tem condições de investir no seu sonho quando participa de eventos como este. Aqui todo o esforço é recompensado e valorizado, estimulando o crescimento do atleta”, afirma.

Atletas – Mais de 500 de jovens atletas representam 98 instituições de ensino de 21 municípios baianos. Ao todo, os Jogos Escolares têm 12 modalidades entre esportes individuais - judô, xadrez, atletismo, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, ginástica rítmica - e coletivos (handebol, futsal e basquete). A seletiva é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além da unidadde do Sesi de Simões Filho, as competições aconteceram também no Colégio Salesiano (Paralela), Colégio São José (Bonfim) e no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, onde foram realizados o jogos da modalidade coletiva – futsal, basquete, handebol e voleibol.

Inclusão social

“O esporte nas escolas contribui para que os estudantes melhorem o aprendizado, além de garantir inclusão social. A atividade esportiva também é fundamental para a saúde física e mental das pessoas”, afirma o titular da Setre, Álvaro Gomes, que esteve presente na abertura da competição baiana.


Para Luma Lopes, 12 anos, estudante de uma escola particular de Salvador, fazer atletismo é uma oportunidade de lutar por um futuro melhor. “Sempre gostei do esporte, mas resolvi treinar atletismo porque acredito que, por meio do esporte, posso conseguir vaga em uma universidade nos Estados Unidos. Tenho família que mora em Nova York, e o meu sonho é viver lá”.

Apoiada pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta, a baiana de Jequié, Gabrielle Santos, 14 anos, é uma das atletas participantes da seletiva, que termina neste domingo (26). Ela diz que o apoio do programa estadual é importante para a participação nos jogos.

“Se não fosse o suporte do FazAtleta eu não estaria aqui. O programa me ajuda [na aquisição] de materiais e de passagens. É uma ajuda que tem me permitido continuar sonhando ser uma atleta e representar meu país”, enfatiza Gabrielle.


Os Jogos Escolares da Juventude têm por finalidade aumentar a participação dos estudantes em atividades esportivas, em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, promovendo ampla mobilização dos jovens em torno do esporte.

Veja fotos do evento - https://www.flickr.com/photos/sudesb/albums
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.