Notícias

27/08/2015 14:08

Sudesb promove reunião preparatória para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Ansiedade, expectativa e entusiasmo. Esses são os sentimentos vivenciados por alunos baianos de escolas públicas e privadas à medida que se aproxima a data de viagem a Fortaleza, onde disputam, a partir do dia 3 de setembro, com estudantes de outros estados brasileiros, os Jogos Escolares da Juventude, na faixa etária de 12 a 14 anos. Na noite dessa quarta-feira, 26, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela delegação baiana, promoveu reunião com os pais dos alunos para apresentar equipe técnica que responderá pela delegação baiana, entregar o uniforme padrão e esclarecer detalhes da viagem, com informações sobre voo, hospedagem e regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador das etapas nacionais da competição.

A delegação da Bahia soma 155 pessoas, sendo 126 estudantes da capital e do interior, 16 técnicos e 13 dirigentes da Sudesb, que se revezam durante a realização da competição, com início dia 3 e encerramento dia 12 de setembro. “Essa reunião promovida antes da viagem é exatamente para que seja feito o compartilhamento de responsabilidades, com vista à conquista do nosso objetivo: garantir a presença dos alunos baianos no lugar mais alto do podium e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e direitos”, disse o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.

Os esclarecimentos aos alunos e pais foram feitos pelos técnicos da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsáveis pela delegação, o coordenador de Apoio ao Esporte, Paulo César Lima, e o assessor-chefe, Álvaro Gonçalves. Segundo informam, para a etapa nacional a Sudesb garante o uniforme e passagem aérea de ida e volta dos estudantes, técnicos e dirigentes, enquanto outros parceiros se responsabilizam pela hospedagem, traslado dos estudantes para os jogos, água e premiação em medalhas.

Modalidades esportivas – Em Fortaleza, os alunos atletas da Bahia irão participar de provas na modalidade individual – atletismo, judô, tênis de mesa, natação, xadrez, ginástica rítmica, luta olímpica – e coletiva – basquete (masculino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), futsal (masculino e feminino).

Determinada em trazer medalhas em sua bagagem e estar entre as atletas convocadas para a Seleção Brasileira Sul-Americana de Natação, Bárbara Gonzaga de Jesus, 12 anos e cursando o 7º ano no colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), disse ser grande a sua expectativa para a competição. “Este é o segundo ano que participo da competição nacional, por isso não estou tão nervosa, pois já conheço como funciona. Assim, posso focar mais em conquistar meu objetivo, que é trazer medalha e ser convocada, como no ano passado, para a Seleção”, afirmou Bárbara, que nas seletivas estaduais conquistou o Ouro em todas as provas que disputou: 100 e 50 metros livres, 100 metros borboleta e 100 metros costas.

Já os judocas Geferson da Silva Meireles, 13 anos, aluno da 8ª série do colégio Adonai, e Enzo da Silva Almeida Conceição, 12 anos, cursando a 7ª série no colégio Salesiano, são estreantes na etapa nacional da competição. Nas seletivas estaduais, conquistaram medalha de Ouro nas suas respectivas provas: até 40kg e até 44 kg. Dizendo-se animados e ansiosos para a viagem a Fortaleza, eles participaram da reunião acompanhados de seus pais, que elogiaram a organização do trabalho realizado pela Sudesb para garantir presença dos estudantes baianos na competição nacional.

Também participando pela primeira vez de uma etapa nacional dos Jogos Escolares, Thiago Henrique Fonseca Santos, 14 anos, mostrou-se confiante na conquista de medalha em sua modalidade esportiva: atletismo. Para os seus pais, Ieda Maria Fonseca Santos e Zizimo Fonseca Santos, a participação neste tipo de competição é muito importante para os jovens. “Meu filho está fazendo o que gosta, e participar desses jogos ajuda muito no seu amadurecimento como cidadão e como atleta”, disse Zizimo Fonseca.

Opinião semelhante tem André Fonseca e Claudia Pinho, pais da nadadora Marina Fonseca. “É muito interessante a participação dos jovens em competições como essa. É uma oportunidade de amadurecimento e também de motivação para a prática do esporte”, observou Claudia Pinho.


SSA, 27/08/2015
Ascom/Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.