27/08/2015 17:08

Eventos esportivos movimentam fim de semana na Bahia

Esporte amador estará em alta neste final de semana na Bahia. Boliche, surf, jogos escolares, campeonato baiano de motociclismo e Caravana do Lazer são os eventos esportivos e de lazer que irão movimentar o sábado e domingo, dias 29 e 30, com competições realizadas nos municípios de Mata de São João, Itacaré, Lauro de Freitas e Salvador. Todos eles apoiados pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Motociclismo - Pilotos baianos disputam neste sábado, dia 29, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, o Campeonato Baiano de Enduro FIM da Tartaruga – modalidade mais ascendente em todo o mundo do ‘off road’. A largada, prevista para as10h, da Praça dos Esportes de Imbassaí, vai reunir aproximadamente 200 atletas de diversos municípios baianos. A Sudesb disponibilizou material de divulgação, infraestrutura e premiação, com investimentos na ordem de R$ 101 mil.

A prova terá três voltas de 34 km, totalizando 102 km de percurso. Segundo o presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), José Carlos, o circuito terá alguns desafios. “O terreno predominante da prova será de veredas em matinhas, com subidas e descidas. Em contrapartida, as trilhas escolhidas são bastante prazerosas. Tenho certeza que todos os competidores terão vontade de retornar na semana seguinte”, disse.

Boliche – Também no sábado, 29, a partir das 08h50, no Boliche Vilas, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), acontece a Taça Bahia 2015. O evento vai reunir cerca de 50 atletas (feminino e masculino), da 1ª e 2ª divisões baianas. A competição é promovida pela Federação Baiana de Boliche e os vencedores serão selecionados para compor a Seleção Brasileira, Brasileiro de Seleções e taça Brasil de Seleções. A Sudesb disponibilizou material de divulgação, promocional e premiação, com investimentos financeiros de R$ 37,8 mil.

Surf – A praia de Tiririca, em Itacaré, no Sul do Estado, recebe neste final de semana a 4ª etapa do Circuito Baiano Amador e 3ª etapa do Profissional de Surf, nas categorias Pró/Am, Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Infantil, Feminino e Máster. A competição tem a organização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação Baiana de Surf (FBSurf), Associação de Surf de Itacaré (ASI), com apoio financeiro da Sudesb.

Jogos Escolares – Alunos-atletas de 15 a 17 anos disputam neste sábado, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 14h, a seletiva dos Jogos Escolares da Juventude nas modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei (masculina e feminina). As competições tiveram início no último dia 18 de agosto e segue até o dia 27 de setembro.

A seletiva municipal dos Jogos Escolares da Juventude está sendo realizada no ginásio de esporte do Colégio Salesiano, Dom Bosco (dia 01 de setembro); no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras (dias 29/08, 05, 19 e 20 de setembro), Colégio São José, no Bonfim (dia 03/09), e no Colégio Módulo, na Pituba (dia 17/09).

As partidas são organizadas pela Sudesb, por meio da Coordenação de Apoio ao Esporte. Entre os dias 25 e 27 de setembro, as equipes classificadas do interior e da capital se enfrentam em Salvador para disputar as vagas da etapa nacional.

As competições nacionais serão realizadas em duas etapas - Fortaleza (de 3 a 12 de setembro, faixa etária de 12 a 14 anos) e Londrina (de 12 a 21 de novembro, faixa etária 15 a 17 anos) – com disputas em 14 modalidades esportivas. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Caravana do lazer - A equipe técnica da Sudesb já está no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, levando as ações do Programa Caravana do Lazer. As atividades contemplam a realização do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Lazer, que começou hoje (27) e vai até amanhã (28), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No sábado (29), será realizada a parte prática do curso com a realização do Dia de Lazer, a partir das 8h, no CRAS.

Nas aulas teóricas, são tratados temas como a importância do lazer e as políticas públicas existentes nesta área, bem como discussão sobre formas de promover eventos recreativos, culturais e de esporte e lazer, de acordo com a realidade local. Na atividade do Dia do Lazer, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Fazenda Coutos é uma das áreas atendidas em Salvador com unidades da Base Comunitária Social pelo Programa Pacto pela Vida – política pública de segurança que tem por objetivo principal a promoção da paz social.

27.08.2015