Notícias

01/10/2015 17:10

Tribo Pataxó recebe convite oficial para participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Em ato marcado para as 9h deste sábado, 3/10, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, será entregue à tribo pataxó daquele município e de Cabrália o convite oficial para participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão de 23 de outubro a 1º de novembro, em Palmas, Tocantins. A entrega formal do convite, a ser feita por representantes do Comitê Intertribal, responsável pela organização dos jogos, contará com a presença de lideranças indígenas, como Karkaju Pataxó e Juari Pataxó, do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, do técnico da Sudesb Ney Santos, além de lideranças políticas dos dois municípios.

Única etnia da região Nordeste a marcar presença nos jogos, a tribo pataxó irá a Palmas com uma delegação de 50 atletas baianos – 30 do sexo masculino e 20 feminino. Para a viagem do grupo, a Sudesb está apoiando com uniformes.

Jogos Mundiais – Com o mote “Agora Somos Todos Indígenas”, esta é a primeira vez que estão sendo realizados os Jogos Mundiais. A expectativa da organização, que tem o apoio do Ministério do Esporte, é reunir 24 etnias do Brasil, além de outras tantas representantes de 22 países, a exemplo da Austrália, União Soviética, Mongólia, Etiópia, Argentina, Congo, Colômbia, dentre outros.
Ao todo, serão 11 modalidades esportivas tradicionais dos povos indígenas que estarão em disputa em Palmas: tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica; canoagem rústica; corrida de tora; lutas corporais; xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).

SSA, 01/10/2015
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.