Notícias

28/01/2016 15:01

Estádio de Pituaçu está entre os melhores do Brasil

Com o objetivo de propor melhoria dos estádios brasileiros nos quesitos de conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene, o Ministério do Esporte apresentou dia 28 de janeiro, em São Paulo, o resultado de pesquisa até então inédita, feita pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace). O Estádio Roberto Santos, mais conhecido como Estádio de Pituaçu, foi classificado com quatro bolas, sendo atribuído pela pesquisa número máximo de até cinco bolas.

O critério adotado pelo Sisbrace corresponde às "estrelas" usadas nos hotéis, sendo que cada estádio vistoriado pode receber de 01 bola – atribuída aos estádios mais desconfortáveis –, a 05 bolas – para aqueles que apresentam melhores condições nos quesitos analisados. Nesta primeira edição, o Sisbrace vistoriou 155 estádios.

Pela pesquisa, todos os estádios que participaram da Copa do Mundo de 2014 - à exceção da Arena Pantanal, com quatro bolas – receberam 05 bolas: Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Arena Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena da Baixada, Arena das Dunas e Arena da Amazônia.

Trabalho reconhecido – “É uma alegria enorme para nós do Governo do Estado, especialmente da Sudesb, ver o reconhecimento da qualidade e eficiência de Pituaçu. Desde a sua completa reforma, em 2009, o equipamento recebe da Sudesb todos os cuidados para preservar e valorizar o investimento público que ali foi feito. O êxito deste trabalho está aí demonstrado em mais esse resultado, lembrando que o gramado de Pituaçu já tinha sido eleito, no passado, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores e imprensa esportiva como o melhor do país”, destaca o diretor da Sudesb, Elias Dourado.

Há dois anos, o equipamento esportivo abriu as portas para o esporte de base e amador, sediando partidas da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa 2 de Julho, Copa Metropolitana, Copa Salvador Cup, dentre outras. “Pituaçu tornou-se conhecido como a “casa” do futebol amador e de base. Mais recentemente, passou, também, a ser a casa do futebol feminino baiano, sendo local de treino e de partidas das equipes femininas de São Francisco do Conde e Luzaca. Este é o papel de Pituaçu, fortalecer os clubes de médio porte, divisão de base, futebol feminino e amador, servindo, assim, aos desportistas baianos”, afirmou Elias Dourado.

Com a classificação atribuída, o estádio de Pituaçu foi igualado, em termos de conforto, ao estádio de Manaus, que sediou jogos da Copa do Mundo em 2014, e ao Morumbi, do Esporte Clube São Paulo. Ainda de acordo com a pesquisa, 51 estádios receberam três bolas, 59 com apenas duas bolas e 29 com uma bola.

Além de Pituaçu e Arena Fonte Nova, a pesquisa do Ministério do Esporte atribuiu aos estádios baianos Lomanto Júnior (Vitória da Conquista), 03 bolas; Manoel Barradas/ Barradão (Salvador), duas bolas; e Alberto Oliveira (Feira de Santana) e Luiz Viana Filho (Itabuna), uma bola cada.

Requalificação – Em janeiro de 2009, o Estádio de Pituaçu foi entregue à população baiana completamente requalificado. O investimento na obra, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foi de R$55 milhões. Além de toda a modernização feita no espaço, o equipamento teve sua capacidade de público duplicada de 16 mil para 32 mil espectadores.

Desde a sua reforma, Pituaçu já recebeu inúmeros jogos dos campeonatos Baiano e Brasileiro, e ainda o jogo da seleção Brasileira, no amistoso Brasil X Chile, em setembro/2009, pelas eliminatórias da Copa de 2010. Na Copa do Mundo de 2014, foi um dos estádios utilizados como centro oficial de treinamento, por seleções que jogaram em Salvador, e agora em 2016 já está oficializado como um dos campos de treinamento para algumas das 10 seleções masculina e feminina de futebol que disputarão, em Salvador, os jogos das Olimpíadas Rio 2016.

Em 2013, Pituaçu, foi campo local oficial de treinamento para as seleções do Brasil e da Nigéria na Copa das Confederações. Em 2014, antes da Copa do Mundo da Fifa, as seleções de Croácia e Austrália realizaram ali um amistoso.

Multiuso – O estádio de Pituaçu também tem se firmado como espaço multiuso, sediando eventos como o Holiday Folia, que em 2014 e 2015 teve atividades naquele espaço; cultos religiosos, valendo ainda registrar o show, em dezembro de 2009, do Rei Roberto Carlos.

Em 2015, o calendário de eventos contemplou, ainda, lançamento de livro, entretenimento e shows musicais, encontros de confraternização e outros tantos de cunho religioso. Em 2015, os 245 jogos de futebol e outros eventos ali realizados somaram um público de 163.922 pessoas.

Confira aqui a classificação completa.



28.01.2016
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.