29/04/2016 10:04

Alunos de projetos apoiados pela Sudesb participam de eventos esportivos no fim de semana

Dois projetos de esporte e lazer que recebem o apoio e supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), estão mobilizando seus alunos/atletas para que eles participem de atividades esportivas esse fim de semana. De Salvador e de Camaçari, oito alunos, destaques do “Projeto Social Iniciação Olímpica”, competem na primeira etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa que acontece amanhã (30), de 8h às 18h, na Associação Desportiva e Cultural da Coelba (Adelba).

O evento – organizado pela Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM) – vai reunir os melhores atletas da Bahia nessa modalidade. A FBTM também é a responsável pelo projeto, que acontece em dois polos: no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, na capital, e no Colégio Municipal São Thomas de Cantuária, em Camaçari. Juntos, os dois locais atendem a mais de 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Entre os convocados está Luan Brito, primeiro aluno paralímpico do projeto. Morador do Bairro da Paz, o jovem se apaixonou pela facilidade do esporte para cadeirantes e pelas possibilidades que se abrem para paratletas, pois, “há eventos nacionais que ele pode classificar-se e conseguir apoio”. Outro destaque, dessa vez do polo Camaçari, é Kauan Monteiro, atual campeão baiano infantil e medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Lauro de Freitas em dezembro último.

Já no domingo (01), o Projeto Esporte, Lazer e Inclusão que Transforma (Elit), desenvolvido pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), vai promover o primeiro Festival Esportivo D. Berenice Santos. O evento abrangerá as modalidades de futebol, futsal, vôlei, basquete, boxe e karatê e será realizado a partir de 9h, no Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá.
Além dos alunos do projeto, os demais moradores da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador foram convidados.

O festival é gratuito e batizado em homenagem a Berenice Santos, moradora de Pirajá que há 26 anos mantém de forma independente uma escolinha de futebol no bairro. “O futebol traz para essas crianças uma oportunidade de lazer, de prática de exercício, ensina disciplina. A intenção é tirar esses meninos de situações de risco”, comenta Berenice. Atualmente, a escolinha de futebol atende a 190 crianças.

Pacto pela Vida – o “Iniciação Olímpica” e o Elit estão dentro do pacote de 20 projetos de esporte e lazer que recebem o apoio financeiro e a supervisão do Governo do Estado, por meio da Sudesb. Eles integram o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Os projetos acontecem na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias.

Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Somados, os 20 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

29.04.2016