Notícias

29/04/2016 15:04

Pelourinho e Bonfim são roteiros da Tocha Olímpica em Salvador

A Tocha Olímpica Rio 2016, que chega ao Brasil na próxima terça-feira (3), vai percorrer, no dia 24 de maio, três roteiros de Salvador já definidos - do Pelourinho ao Bonfim, a faixa litorânea, com saída da Avenida Paralela, e do Dique do Tororó ao Farol da Barra. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), durante reunião realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).

O encontro, presidido pelo chefe de gabinete Jorge Wilton, teve a com a presença de técnicos da Coordenação dos Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, entre eles, Ubirajara Araújo Filho, que apresentou os consultores, Sheila Aparecida e Rafael Severo contratados por intermédio da Unesco para atuar nas Cidades do Futebol.

Símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontece de 5 a 21 de agosto, a Tocha vai transportar a Chama Olímpica em um revezamento por mais de 300 cidades brasileiras, sendo 27 na Bahia, incluindo a capital. As chamadas 'Cidades-Celebração', onde a tocha pernoitará na Bahia também já são conhecidas – Salvador, Porto Seguro (extremo sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Ilhéus (sul), Valença (baixo sul), Senhor do Bonfim (centro norte) e Paulo Afonso (Vale do São Francisco).

A entrada da Tocha será dia 19, pelo extremo sul do estado, a partir da cidade de Teixeira de Freitas. A última parada está marcada para o dia 27 de maio, em Paulo Afonso. Neste período, entre os dias 19 e 27 de maio, os cuidados serão muitos, especialmente com a segurança, como avaliou o tenente coronel PM Marcos Oliveira, que destacou a preocupação com a transição da Tocha Olímpica nas fronteiras com os estados do Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Mensagem

A Tocha traz a mensagem de paz, união e amizade do maior evento esportivo do Planeta e apresenta detalhes e elementos de brasilidade, e também referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa cerca de um quilo e meio e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta.

Fonte: Ascom / Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.