Notícias

31/05/2016 09:05

Alunos de projeto visitam exposições em homenagem ao xilogravurista e cordelista J. Borges e do artista Henri Matisse - Jazz

O encantamento de quem viu diversas artes em xilogravura pela primeira vez. Assim pode ser resumida a visita dos alunos do Projeto Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz à exposição ‘J. Borges 80 anos’ – uma celebração especial em homenagem ao xilogravurista e cordelista J. Borges, um dos mais expressivos artistas populares do Brasil – que fica em cartaz na Caixa Cultural até o dia 26 de junho, e também a mostra “Henri Matisse – Jazz”, que traz colagens do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954) e estará no espaço até 03 de julho.

O projeto está entre os 20 que recebem o apoio financeiro e supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Para os 33 alunos, de 7 a 18 anos, que foram conferir as mostras, além da chance de saber mais sobre a técnica de xilogravura, essa também foi uma oportunidade de conhecer de perto uma exposição. O clima animado e de muita expectativa tomou conta deles desde a saída do Bairro da Paz, onde todos moram, até a chegada à Caixa Cultural.

Lá, eles conferiram as diversas fases da história de J. Borges com temas como ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’ e ‘Cantando Cordel’. Já na mostra de Matisse, eles conferiram as 20 pranchas originais impressas com a técnica au pochoir, feitas especialmente para o livro Jazz, publicado em 1947, que foi veiculado em uma edição limitada, contendo reproduções de colagens coloridas, acompanhadas por pensamentos escritos do artista.

“Eu gostei do passeio porque tinha muitas coisas legais que eu nunca tinha visto”, disse Moisés de Jesus, aluno de futsal do projeto. Ele endossou o coro dos demais visitantes que nunca tinham tido contato com esses tipos de mostra e que relataram ter vontade de voltar em outras ocasiões. “Foi muito proveitoso para eles. Gostaram muito”, resumiu o professor de vôlei e futsal, Gildo Aguirre, sobre a participação dos meninos.

Sobre o projeto – O Iniciação Esportiva e Lazer é responsável por atender gratuitamente crianças e adolescentes nas modalidades de vôlei, basquete, karatê, atletismo e futsal. As aulas acontecem no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (CEMPA) e na Base Comunitária de Segurança. Além disso, o projeto mantém aulas de ginástica e alongamento para adultos e idosos. São 600 vagas distribuídas entre as modalidades.

Apoiado pela Sudesb, o projeto atende às políticas do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).


Ascom Sudesb
31.05.2016
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.