Notícias

22/07/2016 10:07

Alunos/atletas do Elisna participam de Festival de Natação esse fim de semana

Alunos/atletas do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social no Nordeste de Amaralina (Elisna) participam no domingo (24) da II Etapa Inverno do Festival de Natação “Nadando com as Estações” – evento que visa incentivar a atividade física e que vai contar com atletas de 03 a 17 anos, representando escolas, academias e clubes baianos. A atividade acontecerá no Salesiano Dom Bosco da Avenida Paralela, a partir de 07h30.

O Elisna é um dos projetos que recebe o apoio financeiro e a supervisão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nele, mais de 1000 pessoas – entre crianças, adolescentes, jovens e idosos – participam de atividades esportivas gratuitas nas modalidades de futebol de campo, boxe, capoeira, judô, natação, karatê e ginástica.

Para o festival, 17 deles foram inscritos, entre eles, Caio Vinicius, de 17 anos, e Natália Santana, de 12, considerados pelo professor e técnico, Paulo Conceição, duas grandes promessas na modalidade. “Caio e Natália vêm se aproximando de bons tempos. Ele nada duas vezes por semana e foi o primeiro aluno do Elisna a fazer a Travessia Mar Grande/Salvador. Já Natália está há 2 anos no projeto e está sendo preparada para ser uma nadadora de maratonas aquáticas”, explica o professor.

Caio Vinicius fará as provas dos 50 m livre e 50 m borboleta, ambas na categoria Júnior. Já Natália fará as de 50 m livre e 50 m peito, na categoria Petiz. Ele vai tentar nas piscinas os bons resultados que tem conseguindo em mar aberto. No seu currículo, entre outros, o adolescente traz os títulos de campeão juvenil de 2014 no Festival de Água Aberta de Salinas das Margaridas e no Festival de São Tomé de Paripe, além do terceiro lugar no Rei e Rainha do Mar de 2016 na categoria Júnior.

“Eu comecei a nadar aos seis anos porque eu não sabia e falei com a minha mãe para me inscrever assim que inaugurou a piscina daqui do Nordeste de Amaralina. Quando começaram as competições, eu pedi para participar e não parei mais. Hoje, eu estou competindo em piscina e também em mar aberto já nas provas de 5 km. Eu espero fazer uma boa prova no domingo, assim como os meus colegas do projeto”, disse Caio.


Seletivas Jogos Escolares – no sábado (23), alunos do Elisna, do Projeto Iniciação Olímpica e Lazer da Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM) e do Projeto Social Yamashita da Associação de Judô Yamashita participarão das Seletivas para os Jogos Escolares da Juventude. Da FBTM, cinco alunos/atletas de tênis de mesa vão tentar as vagas para o evento nacional, que acontecerá na Paraíba nos meses de setembro e novembro. Já da Yamashita, 22 alunos/atletas vão disputar as vagas para judô e luta olímpica, enquanto três do Elisna estarão brigando também no judô. A atividade acontecerá no Sesi de Simões Filho, a partir de 13h.

Campeonato de Futebol – ainda no sábado, alunos de futebol do Projeto Crescendo no Esporte, coordenado pelo Instituto de Educação Profissional, vão participar das semifinais da 8ª edição do Campeonato de Futebol de Fazenda Grande 3. O evento, que é organizado por um dos professores do projeto, conta com a participação de times de escolinhas de futebol de Cajazeiras e regiões próximas, nas categorias pré-mirim (nascidos de 2003 a 2005) e mirim (nascidos de 2006 a 2009). Estão nas semifinais as equipes de Tenda, Paff, Atlântico, Tenda 2006, Proinep A 2006, Proinep B 2006, Arsenal Jr e Proinep 2003. As partidas terão início às 8h, no campo de futebol de Fazenda Grande 3.



SSA, 22/07/2016
Ascom/Sudesb
Marcela Assis – SRTE/BA nº 2916
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.