Notícias

29/08/2016 17:08

Programa Espaço Livre, da TV Assembleia, aborda projetos sociais apoiados pela Sudesb

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, e o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, participaram do programa Espaço Livre, da TV Assembleia, na manhã desta segunda-feira (29), para falar sobre os “projetos sociais na área do esporte”. O programa também teve como convidados representantes do projeto Esporte, Lazer e Inclusão que Transforma (Elit), do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Durante a entrevista, Elias Dourado destacou as ações dos convênios assinados pela Sudesb, que garantiram nos anos de 2015 e 2016 a execução de pelo menos 20 projetos de esporte e lazer, na capital e no interior. Segundo o diretor, em todos eles foram atendidas crianças e adolescentes – de 07 a 17 anos – mas em muitos, adultos e idosos são beneficiados.

“Essa iniciativa também atende às políticas de Governo do Programa Pacto pela Vida e visa promover a inclusão social por meio do esporte, atendendo a cerca de 20 mil pessoas na capital e no interior, em um investimento de aproximadamente R$10 milhões”, pontuou Elias.

Para implementar a execução deles, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). O investimento entre 2015/2016 foi de aproximadamente R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Ele também lembrou que muitos jovens estão conseguindo se destacar a partir das atividades desenvolvidas nos projetos e citou alguns exemplos: “Do projeto do Bairro da Paz, em Salvador, alguns já estão treinando em times de vôlei da capital. Do projeto Elisna, no Nordeste de Amaralina, um dos garotos viajou recentemente para a Turquia de onde trouxe um bronze no karatê pelos Jogos Mundiais Escolares. Também do Elisna, outro viaja mês que vem para a Costa Rica, onde vai disputar o Campeonato Continental Juvenil de Boxe”, explicou.

Abrangência -
as atividades são desenvolvidas em diversos espaços de esporte e lazer de comunidades com alta vulnerabilidade social dos municípios de Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Dias D’Ávila, Camaçari e Santo Antônio de Jesus em 19 modalidades esportivas, entre elas, futebol, futsal, karatê, vôlei, basquete, tênis de mesa, jogos tradicionais indígenas, natação e ginástica localizada.


Ascom Sudesb
29.08.2016
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.