22/09/2016 08:09

Jogos Escolares da Juventude: Natação dá a primeira medalha para a Bahia

Veio da natação a primeira medalha da Bahia nos Jogos Escolares da Juventude/2016, faixa etária de 12 a 14 anos, que teve abertura na noite de terça-feira, em João Pessoa/Paraíba: Bárbara Gonzaga de Jesus, 14 anos, conquistou a Medalha de Bronze na prova 50 metros livres realizada na tarde de ontem, 21. A baiana dividiu o podium com atletas do Distrito Federal e de São Paulo, que ganharam as medalhas de prata e ouro, respectivamente.

Subir ao podium dos Jogos Escolares da Juventude já faz parte da historia de Bárbara Gonzaga, aluna do Colégio Salesiano Dom Bosco, Salvador. Essa é a terceira edição dos Jogos que ela participa, tendo conquistado Medalha de Bronze em 2014 e uma Medalha de Bronze e duas de Prata na edição de 2015. Apesar de ter feito o melhor tempo nas fases classificatórias realizadas na parte da manhã, a atleta de natação reconheceu que não teve uma boa saída, o que atrapalhou um melhor desempenho na prova, terminando com o tempo de 27s69. “Mas sigo em busca do Ouro, corrigindo os erros de hoje nas duas provas que ainda irei competir nesses Jogos, que são os 100 metros livre, na quinta, e o 50 metros de costas, na sexta-feira, último dia dos Jogos”, afirmou Bárbara.

Neste ano de 2016, Bárbara passou a contar com o apoio do programa Bolsa Esporte, criado pelo Governo do Estado para apoiar e incentivar esportistas baianos. O seu perfil encaixa-se na categoria Nacional B, recebendo um auxílio de seiscentos reais mensais para reforçar sua preparação técnica.

Outras modalidades
– Neste primeiro dia de competição da etapa dos jogos individuais para faixa etária de 12 a 14 anos, os atletas da Bahia também marcaram posição em outras provas esportivas. No atletismo, Thaissa Fonseca Santos, aluna do Instituto Social da Bahia, garantiu vaga na semifinal da prova de 75 metros rasos, que acontece nesta quinta, às 10h30. No judô feminino, Ana Júlia Santana da França, aluna do Colégio Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, de Salvador, disputou medalha de Bronze na categoria meio médio, mas não conseguiu superar a judoca de Santa Catarina.

Nesta quinta-feira, 2, os atletas baianos voltam a disputar provas nas modalidades de natação, atletismo, badminton, luta olímpica, judô, xadrez, tênis de mesa e ginástica rítmica. Das 10 modalidades esportivas individuais que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) disponibilizou para esta edição, a Bahia só não tem representação no ciclismo e no vôlei de praia.
Bahia inova na cobertura – A performance dos atletas baianos está sendo acompanhada de perto por uma equipe da TV Educativa da Bahia –um repórter e dois cinegrafistas –, que veio a João Pessoa para a cobertura jornalística das provas esportivas. Essa é a primeira vez que a delegação da Bahia é acompanhada com exclusividade por uma equipe de televisão. A novidade agradou aos atletas e técnicos, e tem chamado a atenção de outros estados, que já defendem que este modelo de cobertura seja seguido por outras TVs públicas.

Essa conquista foi possível graças a uma parceria entre a Sudesb, que cedeu passagens aéreas para a equipe, e o Irdeb, que disponibilizou os profissionais e despesas com hospedagem, alimentação e traslado do grupo.

Os 64 estudantes baianos que disputam jogos individuais deste ano, comissão técnica e oficiais da comitiva vieram a João Pessoa com passagens aéreas cedidas pela Superintendência do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio da Coca-Cola.