23/09/2016 09:09

Jogos Escolares: Atletas da Bahia conquistam seis medalhas no segundo dia de competição

Seis medalhas de bronze foram conquistadas por atletas baianos na quinta-feira, 22, segundo dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária de 12 a 14 anos. Três medalhas ficaram com a natação, seguida do judô com duas e uma da luta olímpica, modalidade que pela primeira vez garante a um baiano lugar no podium. Com a medalha também de bronze conquistada na quarta-feira, 21, pela atleta de natação Bárbara Gonzaga de Jesus, a Bahia já soma sete medalhas asseguradas na edição deste ano.

A primeira medalha baiana do dia saiu para o judô, na prova meio leve realizada pela manhã, quando a atleta Jaqueline Ribeiro dos Santos, 14 anos, aluna do Colégio Estadual Rafael Oliveira, mostrou superioridade técnica e derrotou a adversária do Distrito Federal. Jaqueline dividiu o podium com jovens atletas do Amazonas (que também conquistou o bronze), Mato Grosso do Sul (prata) e Alagoas (medalha de ouro). Essa é a terceira participação de Jaqueline em edições dos Jogos da Juventude e a segunda vez que conquista medalha: em 2015, também levou o bronze na prova ligeiro (40kg).

A judoca começou a praticar o esporte no Projeto Social Judô Nova União, que funciona no bairro de Cajazeiras, onde mora a atleta. Neste local, ela treina terças e quinta, mas, a partir de 2011, quando passou a também integrar o projeto da Associação Judô Nova União, no bairro do Stiep, o ritmo de treinamentos intensificou, passando a serem feitos também às segundas, quartas e sextas.

Natação - Na parte da tarde, foi a vez de os atletas de natação fazerem bonito na Vila Olímpica. Bárbara Gonzaga de Jesus, aluna do Colégio Salesiano, subiu ao podium pelo segundo dia consecutivo, desta vez para receber o bronze pelo terceiro lugar na prova 100 metros livre. Logo em seguida, foi a vez de Theo Teixeira Esteves também assegurar o bronze na prova 100 metros livre. Estreante nos Jogos Escolares, João Carlos Barros Silva, 14 anos, foi o terceiro atleta baiano de natação a subir no podium na tarde de quinta, conquistando medalha de bronze na prova 50 metros peito.

Além de terem assegurado as medalhas, os três atletas de natação têm em comum o fato de receber apoio financeiro do Governo do Estado: Bárbara e João recebem 600 reais mensais pelo Programa Bolsa Esporte (categoria nacional B), enquanto Theo tem o incentivo do Programa FazAtleta.

Acompanhando o filho João Carlos na competição em João Pessoa, Marilene Mendes de Barros – uma dos 20 familiares de atletas sorteados pela Sudesb para integrar a delegação baiana – estava bastante emocionada pela conquista do seu menino. “Estou muito feliz e emocionada. É maravilhoso estar vivendo essa experiência ao lado de meu filho. E estou aqui graças a essa possibilidade criada pela Sudesb de trazer alguns pais para essa etapa nacional dos Jogos. É uma emoção muito grande ver meu filho e tantas outras crianças vivenciando essa experiência, sabendo que muitos deles estão andando de avião pela primeira vez, estão conhecendo uma hospedagem de hotel, além da oportunidade de se relacionar com outras pessoas e culturas”, observou Marilene.

Judô – O judô e a luta olímpica contemplaram a Bahia com as duas últimas medalhas do dia: o judoca Gabriel da Conceição Ferreira, 13, aluno da Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães, conquistou o terceiro lugar na prova super ligeiro, e Leon Santos, 14 anos, deu a primeira medalha ao estado na modalidade Luta Olímpica (essa é a segunda vez que a Bahia traz atleta desse esporte para a etapa nacional – a primeira foi na edição de 2015). Leon, aluno do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges e integrante de projeto social financiado pela Sudesb, conquistou o bronze na prova super ligeiro.

Nesta sexta-feira, 23, terceiro e último dia de competição, os atletas baianos voltam a disputar mais medalhas. As meninas da Ginástica Rítmica Alana Barbosa e Lara Louise Medrado estão classificadas para a prova final. Na natação, atletas disputam provas com chances reais de medalhas, assim como o judô, que participa das provas por equipes no masculino e no feminino. Os meninos e meninas do atletismo, em sua maioria dos municípios de Juazeiro e Jaguarari, voltam às provas de pistas e de lançamento de discos e de dardos, mas pela pontuação obtida nas etapas classificatórias já não disputam mais medalhas.

Principal celeiro de revelação de jovens atletas do país, os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio da Coca-Cola.

22/09/2016
De João Pessoa/PB