25/09/2016 20:09

Começam as competições das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude

Um novo grupo de estudantes da Bahia já está em Joao Pessoa (PB), para a disputa das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude 2016, etapa de 12 a 14 anos. Deste domingo, 25, até quinta, dia 29, serão realizadas partidas pelos torneios feminino e masculino de basquetebol, futsal, handebol e voleibol do evento. Nesta fase, 86 pessoas entre jogadores, dirigentes e treinadores da delegação baiana se juntaram aos cerca 4 mil jovens quem competem nesta edição dos Jogos.

Após os torneios das modalidades individuais de natação, luta olímpica, xadrez, atletismo, judô, tênis de mesa e ginástica rítmica, encerrados na ultima sexta, 23, quando a Bahia conquistou nove medalhas – uma de prata e oito de bronze –, é chegado o momento de o maior evento esportivo escolar do país receber os jovens das modalidades coletivas.

A Bahia será representada pelas seguintes escolas: Módulo (vôlei masculino) e Geo de Juazeiro (vôlei feminino); Colégio Integral (futsal masculino e feminino); Colégio São José (handebol masculino e feminino) e Salesiano Dom Bosco (basquete masculino). A Bahia não teve equipe representante no basquete feminino.

Primeiros resultados – Na manha deste domingo algumas equipes já entraram em quadra. A primeira vitória veio no futsal feminino que venceu a equipe do Espirito Santo por 3 a 0, já os meninos venceram por 2 a 1 a equipe de Brasília. O handebol feminino perdeu na estreia para Goiás por 13 a 8. As meninas do vôlei perderam por 2 sets a 0 para equipe do Goiás, já os meninos foram derrotados por 2 sets a 1 pela equipe do Rio Grande do Norte.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem os melhores atletas escolares com idade entre 12 e 14 anos. Para poder representar a Bahia, os integrantes da delegação tiveram que vencer os Jogos das Seletivas Escolares, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio master da Coca-Cola.

Marcus Carneiro
25.09.2016