28/09/2016 17:09

DVD sobre a vida do atleta baiano Edvaldo Valério será distribuído em instituições de ensino

Fruto de projeto apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, cópias do DVD com o filme Baladágua foram entregues ao diretor do órgão, Elias Dourado, na tarde desta quarta-feira, 28. Com roteiro e direção do jornalista Eduardo Oliveira, o filme documental faz o resgate da historia de Edvaldo Valério, único atleta negro do Brasil a ganhar uma medalha olímpica de natação.

Satisfeito com o resultado da parceria, o diretor Elias Dourado informa que as 500 cópias disponibilizadas à Sudesb serão encaminhadas às escolas públicas, bibliotecas, universidades, Conselho Regional de Educação Física, ao Comitê Olímpico Brasileiro, à Confederação Brasileira de Natação, ao Sindicato dos Profissionais de Educação Física, dentre outras instituições. “Nosso intuito é fazer com que esse produto chegue ao maior número possível de espaços educacionais envolvidos com a Educação Física e com o esporte. Queremos que o exemplo de conquista assegurada pelo atleta baiano Edvaldo Valério seja conhecido e sirva de estímulo para o maior número de jovens envolvidos com o esporte, seja da natação ou de outras modalidades”, destacou Elias Dourado.

Lançado no último mês de agosto numa sala de cinema de Salvador, o documentário já teve exibição durante dez dias, com entrada gratuita, na Sala Walter da Silveira, já foi apresentado em quatro episódios no programa Globo Esporte da TV Bahia e já há entendimento com o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) para exibição na TVE neste mês de outubro. “Também recebemos do Comitê Olímpico Internacional o convite para que o documentário fique disponível no Canal Olímpico, que foi lançado pela entidade nos Jogos Rio 2016”, contou Eduardo Oliveira.

O atleta Edvaldo Valério conquistou a medalha de Bronze na Olimpíada de Sydney no ano de 2000, na prova de revezamento 4x100.

SSA, 28/09/2016
Ascom/Sudesb