Notícias

05/10/2016 16:10

Seletiva baiana seleciona equipes das modalidades coletivas para os Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos

Com o fim da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude para estudantes atletas de 12 a 14 anos, é chegada a hora de escolher as equipes baianas que vão representar a Bahia na etapa nacional para alunos de 15 a 17 anos. Entre sexta (7) e domingo (9), 24 times de futsal, basquete, vôlei e handebol, de 19 escolas da rede pública e privada situadas em Salvador e mais 11 municípios baianos, vão disputar a Seletiva Estadual dos Jogos Escolares da Juventude, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

As partidas decisivas serão realizadas em quatro locais: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Colégio São José (Cidade Baixa), Colégio Salesiano (Nazaré), Colégio Módulo (Pituba). Os jogos estão marcados para começar às 14h, de sexta (baixe tabela aqui com horários e locais). Além de escolas de Salvador e Região Metropolitana – Camaçari, Lauro de Freitas e Madre de deus –, Juazeiro, Irecê, Feira Santana, Eunápolis, Jequié, Caetité, Itapetinga e Teixeira de Freitas também terão representantes.

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino, com faixa etária de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude que acontecerão em João Pessoa/Paraíba, de 10 a 19 de novembro. A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Jogos promovem aprendizado e integração

Além de medalhas e perspectivas profissionais, participar de uma competição como essa traz um ganho pessoal imensurável, destacando-se aspectos culturais, educacionais e humanos. Recém finalizada em João Pessoa/PB, a etapa nacional para a faixa etária dos 12 a 14 anos teve, entre seus participantes, meninos e meninas que vivenciaram experiências até então inéditas em suas vidas: primeira vez a viajar de avião, primeira vez a estar fora de casa, primeira vez a se hospedar em hotel e a dividir quartos com pessoas que não são da família.

Estreante nos Jogos Escolares, Gabriela Santos Silva, 13 anos, de Jaguarari, é um exemplo dessa outra conquista proporcionada pela competição. Ao falar da sua primeira viagem em avião, Gabriela não disfarçou a emoção: “Quando subiu, deu um pouco de medo, mas depois deu pra aproveitar, relaxar. Olhei demais pela janela. Achei tudo lindo! Gostei muito da experiência”, disse a jovem atleta, informando ser essa também a sua primeira vez a se hospedar num hotel e a ficar longe da família. “Apesar da saudade de casa, é muito bom participar e conhecer isso tudo”, resumiu Gabriela.
Também presente nos Jogos Escolares pela primeira vez, Lázaro Eduardo Soares Barbosa, atleta de atletismo, na prova lançamento de disco, falou da sua alegria e emoção de estar na competição. “Bom demais!. É a primeira vez que viajo de avião e também a primeira vez que disputo junto com atletas de todo o Brasil. Estou gostando de tudo. Apesar de não ter feito uma boa prova, me sinto mais estimulado a treinar quando voltar a Juazeiro”, afirmou o estudante.

Centro de convivência – Além dessa relação próxima vivenciada nas provas e no ambiente do hotel, a organização dos Jogos Escolares também possibilita uma importante integração no centro de convivência, onde são servidas as refeições. Além das mesas comunitárias dentro do próprio “restaurante”, há também uma área com jogos e brincadeiras de integração entre as delegações de todos os estados. O momento é de diversão, mas também de novos aprendizados e novas experiências.
Brincando com o arco e flecha pela primeira vez, Aicon da Cunha de Jesus ficou tão entusiasmado com sua performance que se tornou figurinha carimbada na fila que dava acesso ao brinquedo. “Adorei jogar, e quase acertei o alvo. Muito legal este jogo”, disse, entusiasmado, o atleta de xadrez, de Salvador.

Da equipe de atletismo de Jaguarari, as amigas Maria Heloísa dos Santos, Emanuela Santos Silva, Brenda Alves e Gabriela Santos Silva não se cansaram em garantir os movimentos necessários para produção de um filme de animação feito num set montado no espaço. Esbanjando charme e sorrisos, elas só deixaram o local no momento que conseguiram fazer todos os gestos e posições orientados pelo instrutor.

Além das brincadeiras, o centro de convivência possibilita o bate-papo entre os atletas e a conquista de novas amizades, independentemente do estado onde mora o novo amigo. Afinal, em tempos modernos e de whats app, a distância praticamente não existe e a conversa com o colega pode ser mantida apenas com um toque no celular.


Ascom, Sudesb
05/10/2016
Marcus Carneiro ( DRT 3614) e Hilda Fausto (DRT 1748)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.