Notícias

31/12/2016 14:12

Projeto Sudesb no Verão de Salvador atrai grande público ao Parque Costa Azul

Suar a camisa, manter a forma e o bem-estar. É com essa determinação que cerca de 80 mulheres e homens participaram, na manhã desta quarta-feira, 28, da aula inaugural da sétima edição do Projeto Sudesb no Verão de Salvador, no Parque Costa Azul. Alguns dos presentes já frequentam o projeto há anos, mas muitos estavam ali pela primeira vez e aprovaram a iniciativa de aulas gratuitas de exercício físico oferecidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

O projeto segue até o dia 22 de fevereiro, quando o público participante – adulto e idoso – contará com aulas de alongamento, ginástica localizada, funcional, step, ritmos, zumba, aeroboxe e GAP (glúteo, abdômen e perna) oferecidas às quartas e sextas-feiras pela manhã e à tarde (6h30 e 7h30 e 17h20 e 18h30). Neste período, o único dia que não terá aula será nesta sexta-feira, dia 30, por conta dos festejos do réveillon.

Convidado por uma vizinha, Geraldo Pereira da Silva, 67 anos e morador da Fazenda Grande III, era um dos que estavam ali pela primeira vez. Ele e a amiga Sônia Menezes, 61 anos, saíram do bairro onde moram às 5h30 para estar no Parque Costa Azul no horário da primeira aula, às 6h30. “Gostei muito. Na próxima semana, já quero trazer minha esposa também”, anunciou Geraldo.

Profissionais qualificados – Os elogios ao projeto são feitos por novos e também por antigos frequentadores, como a jornalista Isabel Santos, que marcou presença na primeira edição, em 2009. “É uma iniciativa maravilhosa, com profissionais qualificados que fazem um trabalho apurado e com muita responsabilidade. Vejo, também, a evolução do projeto em relação à primeira edição, hoje com muitos mais equipamentos oferecidos para as aulas”, observou a jornalista, que destaca, ainda, a capacidade de mobilização de público que a ação possibilita.

Em visita ao local, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, também destacou o sucesso do projeto, hoje já consolidado no verão de Salvador. “Sabemos da importância dessa ação para muitas pessoas que não têm condição de pagar uma academia. Aqui, elas são acompanhadas por profissionais de educação física, fazendo uma atividade física orientada. É um projeto que melhora a qualidade de vida das pessoas que frequentam e que possibilita a convivência alegre e saudável entre moradores de diferentes pontos da cidade”, destacou o diretor.

Com 78 anos, a senhora Dorinda Aurora é um exemplo do que foi observado pelo dirigente da Sudesb. Moradora do bairro Vale dos Lagos, vizinho ao São Rafael, ela participa há três edições do projeto e sempre procura estar presente em todas as aulas. Durante todo o ano, ela frequenta outro projeto realizado pela Sudesb em parceria com empresa privada no Armando Oliveira, mostrando o bom preparo físico já conquistado: fez duas aulas seguidas nesta manhã de quarta-feira com muita disposição e energia, provando que idade não é problema para quem quer exercitar o corpo e arejar a mente.

“Muito bom! É assim que consigo hoje tomar somente o remédio da pressão. Antes, eu tomava vários, mas hoje não preciso mais”, comemorou, ressaltando, ainda, o lado social do projeto, pois possibilita fazer novas amizades.

A aula de hoje também teve presença de turista. Moradora de Recife e de férias em Salvador, Alda Figueiredo, 67 anos, estava conhecendo o projeto nesta manhã, mas gostou tanto da ação que pretende frequentar as aulas durante todo o mês de janeiro, período que vai estar na capital baiana. Cuidadora de idoso na capital recifense, Alda conhece de perto a importância da atividade física também para o público com mais de 60 anos. “Não podemos ficar parados. Temos que nos movimentar, exercitar”, recomenda a turista.

O "Sudesb no Verão de Salvador" conta com o apoio da Polícia Militar, do Hemoba/Cican, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR) e do Programa Pacto Pela Vida.


Ascom Sudesb // 71 3103-0915
28/12/2016
Hilda Fausto – DRT 1748

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.