12/01/2017 10:01

Crianças e jovens de BCS vão aprender a nadar na piscina da Bonocô

Crianças e jovens de localidades atendidas pelo Programa Pacto pela Vida, através das Bases Comunitárias de Segurança (BCS), vão aprender a nadar na piscina semiolímpica (aquecimento) do complexo aquático construído pelo Governo do Estado, na Avenida Bonocô, em Salvador.

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Polícia Militar da Bahia formalizaram parceria nesta quarta-feira 11, à beira da piscina. As últimas tratativas do acordo foram seladas entre o secretário da Setre e o comandante geral da PM.

A Polícia Militar da Bahia vai inscrever, inicialmente, crianças e jovens do Calabar e Nordeste de Amaralina, matriculados em escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual), onde estão localizadas duas das 17 BCS do Estado. Também ficou acertado que, outras pessoas do bairro de Cosme de Farias (vizinhança da piscina), serão contempladas pela ação.

“Dentro da lógica do esporte - como fator de inclusão social - esta parceria com a Polícia Militar da Bahia é extremamente positiva”, antecipa o secretário. E acrescenta: “Estamos colocando à disposição desta juventude um equipamento de ponta, para contemplar projetos sociais importantes do governo Rui Costa”.

Comandante geral da PM Bahia, coronel Anselmo Brandão disse que esta parceria vai desaguar em outra maior, que terá a responsabilidade da organização das Olimpíadas das Bases Comunitárias de Segurança (BCS). “Estamos preparando uma competição com diversos esportes e esperamos poder contar com o apoio da Setre”.

NATAÇÃO EM REDE

Durante o encontro, diretores da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) apresentaram ao secretário e ao comandante geral da PM os dados do programa Sudesb Natação em Rede que esta semana ofereceu 500 vagas para aulas de natação e hidroginástica na piscina semiolímpica do complexo esportivo.

Mais 100 jovens sob o regime de medidas socioeducativas de órgãos da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) também serão atendidos. “Eles vão receber aulas de natação sempre às sextas-feiras”, adianta o diretor de Operações da Sudesb, Marcos Andrade.

Diretor de Fomento, Marcio Lima disse que as 500 vagas oferecidas - 440 para natação e 60 de hidroginástica para público com idade acima de 60 anos -, foram todas preenchidas e também o cadastro de reservas. “Serão 24 turmas, com aulas acontecendo de segunda à quinta, das 6h às 19h, com duração de 50 minutos cada”.

Uma equipe de técnicos da Sudesb já está no local (dentro do complexo aquático) recebendo a documentação exigida dos inscritos, ou seja, atestado médico, originais e cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), duas fotos 3x4 e comprovante de matrícula escolar para aulas de natação.

FINALIZANDO INSCRIÇÃO

Uma das primeiras a levar a documentação foi Ana Rita Vinhas dos Santos, moradora da Rua Eufrosina Miranda, 58, bairro do Pau Miúdo. Com 71 anos de idade, apoiada em uma bengala, devido aos problemas de artrose nos joelhos, ela espera iniciar as aulas de hidroginástica já nesta segunda -feira 16.

“Não vejo a hora de começar a atividade. Esta será a minha primeira vez. Mas tenho certeza de que vou melhorar minha saúde e também a minha autoestima, graças ao apoio do Governo do Estado com esta iniciativa. Espero que todos que se inscreveram tenham esta mesma proposta que eu trarei”.

Para garantir a qualidade do programa, cinco profissionais de educação física, especializados em natação e hidroginástica, foram contratados. Além destes, duas enfermeiras e uma assistente social também estarão no local acompanhando as aulas. Ao todo, são 19 profissionais envolvidos.

O programa Natação em Rede é uma ação de apoio à iniciação esportiva desenvolvida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Além do núcleo da Bonocô, a Sudesb já oferece aulas de natação e hidroginástica nas piscinas do CSU do Nordeste de Amaralina e UCSal de Pituaçu, atendendo cerca de 850 pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive pessoas com deficiência).

Ascom Setre