Notícias

27/01/2017 17:01

Projeto Sudesb, Natação em Rede já tem participação de 375 pessoas

Com três semanas de funcionamento, o projeto Sudesb, Natação em Rede já conta, na piscina semiolímpica da Bonocô, com a participação de 375 pessoas – 240 nas aulas de natação (crianças e jovens de escolas públicas) e 135 hidroginástica, oferecida para idosos a partir de 60 anos, com atividades acontecendo de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h e das 14h às 19h50. Responsável pela ação, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tem como meta preencher, já nas próximas semanas, todas as 1.000 vagas disponibilizadas para atender a mais essa política de iniciação esportiva e lazer desenvolvida pela autarquia do esporte.

Na sexta-feira, 27, foi dia de aula inaugural para 23 jovens – oito meninas e 15 meninos, com idade entre 15 e 17 anos – em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade atendidos pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Para esse público, foram disponibilizadas 100 vagas por meio de uma parceria inédita entre a Fundac, Setre e Sudesb.

Bom comportamento – O critério de escolha dos adolescentes para participação nesse projeto foi bom comportamento, aproveitamento escolar e participação nos cursos de profissionalização e atividades de arte-educação desenvolvidas nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) , mantidas pela Fundac.

Todos os participantes receberam o equipamento (roupa de banho, touca, óculos e marcarrão) fornecido pelo projeto. Segundo o professor de educação física, Edelbrando Moraes, a aula de hoje serviu apenas para observação. “Eles vão passar três meses de treinamento e depois faremos uma nova avaliação, mais criteriosa, para dividir o grupo entre iniciantes e experientes”, afirmou.

Entusiasmados com a aula de natação, os adolescentes teceram vários elogios e demonstraram-se satisfeitos com mais essa oportunidade de ressocialização oferecida pelo Governo do Estado – na Fundac, eles já contam com aulas de educação física e de arte-educação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos jovens, foi destacada a importante contribuição de projetos como esse na recuperação, reintegração e lazer, além dos aspectos saudáveis que a prática da natação pode proporcionar ao corpo e à mente. “A energia que saimos da água é outra. Ajuda a nossa mente e diminui nossa ansiedade”, relataram os jovens.

Função social – Para a secretária da Setre, Olívia Santana, todo equipamento público tem que cumprir uma função social. “Acredito que nós temos que explorar ao máximo as possibilidades desse equipamento e abrir oportunidade para a juventude. Dar chances a estes jovens é fundamental, pois é um trabalho de humanização, que acredita no resgate das pessoas. E dar caminho a essa juventude é o mais importante”, ressaltou a secretária, que esteve presente na aula inaugural dos adolescentes da Fundac.
Também presente, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou todo o empenho desenvolvido pela Superintendência dos Desportos da Bahia para garantir a maior qualidade possível ao projeto Sudesb Natação em Rede. “Ao todo, temos 19 profissionais envolvidos nessa ação aqui na Bonocô, dentre eles cinco professores de educação física, especializados em aulas de natação e hidroginástica, duas enfermeiras e uma assistente social que estão aqui diariamente acompanhando as aulas”, informou o diretor.

Ele lembra, também, a existência de outros núcleos mantidos pelo projeto Escolinhas de Esporte da Sudesb com aulas de natação e hidroginástica nas piscinas do Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e da UCSal de Pituaçu. Em 2016, foram 850 crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive pessoas com deficiência, atendidos de março a dezembro. Novas turmas serão formadas para este ano de 2017.

Estiveram ainda presentes a diretora geral da Fundac, Regina Affonso, o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Márcio Lima, o coordenador de esportes da Setre, Wilton Brandão, o coordenador de egressos e o de esporte da Fundac, respectivamente Gabriel Teixeira e Seivson Siqueira.



Ascom Sudesb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.