Notícias

22/02/2017 13:02

Animação e ritmo marcam encerramento do Projeto Sudesb Verão

Em grande estilo e com muita animação, mais de 150 pessoas participaram, na manhã desta quarta-feira, 22, do “aulão” matutino de despedida da sétima edição do Projeto Sudesb Verão de Salvador, uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Com direito a um “trio elétrico” improvisado e um café da manhã à base de frutas e suco servido após a aula, as atividades da manhã foram encerradas no embalo de marchinhas antigas de Carnaval. Com muita disposição e ritmo, Joel Pinto da Silva, 72 anos, aposentado e morador do Costa Azul, era um dos mais animados.

Participante do projeto há duas edições, Joel marcou presença em todos os dias de aula desta temporada, iniciada em 28 de dezembro. Flexibilidade, melhor forma física e bem estar com o alongamento foram algumas das conquistas observadas por ele neste período. O resultado foi tão positivo que ele não quer mais parar, avisando que logo após o Carnaval irá buscar um espaço para manter a prática esportiva.

Qualidade – Moradora do bairro de Brotas, a família Rodrigues Lima começou a participar do projeto há apenas duas semanas. Apesar do pouco tempo, as irmãs Adla e Cynthia Lima, acompanhadas do pai Edson Rodrigues Lima, gostaram muito da experiência, fazendo elogios à organização e à qualidade das aulas. “Vemos os professores se preocuparem com cada aluno, tendo o cuidado, com o apoio dos monitores, de orientar a todos sobre o exercício”, destacaram as irmãs, elogiando, ainda, a flexibilidade do horário das aulas – duas de manhã e duas aulas à tarde -, o material usado para a prática do exercício e o kit distribuído no momento da inscrição, contendo camisa do projeto, squezze para água e uma bolsa pequena.

Maria Helena Freitas é mais uma fã do Projeto Sudesb no Verão de Salvador, que frequenta há pelo menos três edições. Na sua opinião, trata-se de “uma oportunidade excelente para aqueles que não têm condição de pagar uma academia. É um incentivo para que as pessoas pratiquem atividade física, deixando o sedentarismo de lado”, alerta Helena, que trouxe a prática esportiva para sua rotina há muitos anos.

Coordenador local do projeto e professor de Educação Física, Felipe Benevides diz estar satisfeito com o trabalho realizado. “Tivemos inúmeros relatos de pessoas falando sobre melhoria da qualidade de vida, do aumento da disposição para executar tarefas diárias. Muito gratificante ouvir esses depoimentos e também perceber a evolução que tiveram no desenvolvimento da atividade, melhorando coordenação motora, flexibilidade e resistência”, observa o profissional. Durante os dois meses de atividade, foram atendidos mais de 12 mil pessoas com faixa etária variando de 18 a mais de 80 anos.

Proteção – O projeto também cumpre o papel de conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer uso do protetor solar. Parceiro da Sudesb na ação, o Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican) esteve presente em todas as aulas, alertando os alunos. No local, um protetor solar foi disponibilizado, contando também com a presença da assistente social sanitarista Nádia Simões, funcionária do centro de oncologia. “Durante este tempo, prestei orientação individual sobre uso do protetor, e saio daqui contente com a grande adesão de homens e mulheres no uso do produto, com muitos fazendo a aplicação espontaneamente, sem necessitar de nosso alerta”, comemorou Nádia.
Foram também parceiros da Sudesb na realização do projeto a Polícia Militar, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR) e do Programa Pacto Pela Vida. O investimento nessa é da ordem de 268 mil reais.


Ascom Sudesb // 71 3103-0915
22/02/201
7


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.