18/04/2017 15:04

Jogos Indígenas Pataxó têm início nesta quarta em Porto Seguro

Unidos pelo o espírito esportivo, cerca de 800 indígenas de quatro etnias dos estados da Bahia (Pataxó), Pará (Kayapó), Minas Gerais (Krenak), Pernambuco (Funio-ô) e Espirito Santo (Tupiniquim), vão disputara IX Edição dos Jogos Pataxó, que começa nesta quarta-feira (19) e segue até o próximo domingo, dia 23, na Arena Boca da Barra, orla norte da cidade de Porto Seguro.

Com entrada gratuita, o evento faz parte das comemorações pelo dia do Índio (19 de abril), impulsionados pelo povo Pataxó, considera daimportante para desenvolvimento esportivo e cultural da tribo. Os jogos, que são organizados pelo Instituto Mãe Terra, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vão oferecer, aos visitantes, pintura corporal, feira de artesanato indígena, gastronomia Pataxó, entre outras atividades para o público adulto e infantil.

A cerimônia de abertura, marcada para começar as 16h, terá o acendimento do fogo sagradona Cidade Histórica, seguindo até a Arena onde será realizada o desfile das delegações eo acendimento da Pira Sagrada. Já na quinta-feira (20), as atividades têm início as 8h,com o Fórum Indígena, na Barraca Brazouca e, em seguida, os amistosos femininos; arco e flecha masculino; corrida de 100m masculino; corrida com tora e cabo de guerra feminino, entre outros. À noite,haverá apresentações de luta corporal e cultural. Veja a programação abaixo.

Além de estimular as mais diversas modalidades esportivas na cultura indígena, os Jogos Pataxó servem como um valioso produto turístico, gerador de ocupação e renda. As competições ocorrem anualmente em Porto Seguro, atraído pessoas para um segmento esportivo e cultural.

16h - Acendimento do Fogo Sagrado

9h - Regata do Descobrimento
9:30 - Natação Masculina
10:30 - Canoagem Masculina
14h - Final Corrida de Maraka (M. e F.)
15h - Final Arco e Flecha
16h - Final Corrida com Tora