20/04/2017 17:04

Sudesb apoia eventos esportivos gratuitos este final de semana

Uma série de eventos esportivos gratuitos, apoiados pelo Governo da Bahia, deve agitar o final de semana prolongado no estado. A programação, que começou nesta quinta-feira (20), com o início da 9ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó, segue até o próximo domingo (23) com mais quatro eventos. Em Salvador, a principal atividade será a partida de basquete entre Universo/Vitória e Mogi no Ginásio de Cajazeiras, sábado (22), às 19h. Todos os eventos têm o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte.

Jogos Indígenas – Até sábado (22), 800 competidores de cinco etnias dos estados da Bahia, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Espirito Santo vão disputar, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro, a competição que envolve 12 modalidades. Entre elas estão: arco e flecha, cabo de guerra, corrida de tora, arremesso de tacape e corrida de 100 metros. Todos os participantes recebem troféus e medalhas, que são confeccionados pelos próprios indígenas.

Além de estimular as mais diversas modalidades esportivas na cultura indígena, os Jogos Pataxó servem como um valioso produto turístico, gerador de ocupação e renda.

Atletismo – No domingo, ainda no município de Porto Seguro, extremo sul do estado, acontece a Meia Maratona do Descobrimento – evento organizado pela Federação Bahiana de Atletismo. A prova terá percursos de 5 km, 10 km e 21 km com largada prevista para as 7h, da Praça das Pitangueiras. A Sudesb disponibilizará apoio financeiro para Premiação e para a contratação de serviço de cronometragem eletrônica.

Ciclismo – A terceira edição do Suba 100 de Mountain Bike XCM será realizada neste sábado (22), no município de Santa Terezinha, região do Recôncavo. A prova vai reunir cerca de 800 ciclistas da Bahia e do Brasil, divididos por categorias de acordo com idade, sexo e opções de solo e dupla, além das categorias especiais.

A prova de longa distância terá um percurso de 160 km, divididas em dois estágios. No primeiro, os ciclistas se aventuram na Serra da Jiboia, com subidas “intermináveis” e de difícil acesso em meio a Mata Atlântica. O segundo estágio será o complemento da prova, com mais 64 km de pedaladas na região conhecida como ilhas terrestres dos “Inselbergs“ - formações rochosas típicas de clima semiárido baiano.

Futebol – A segunda rodada da Copa Metropolitana de Futebol Sub 15 começa a ser disputada neste sábado (22), com onze jogos. A partir das 9h, no Barradão, Vitória e Juazeirense se enfrentam. No mesmo horário, a Seleção de Mata de São João recebe o Atlético de Alagoinhas. Já no domingo, a partir das 10h, o Bahia enfrenta o MAF, no CT Wet N Wild.

A competição é realizada anualmente pela Sudesb, com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das prefeituras que sediam os jogos. O torneio será disputado até junho e visa a preparação das equipes baianas que vão participar da Copa 2 de julho, a ser realizada no início do segundo semestre.

Basquete – Após a inédita classificação para as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/Vitória se prepara para enfrentar o Mogi, no próximo sábado (22), às 19h, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Quem quiser acompanhar a partida, os ingressos deverão ser trocados por um quilo de alimento não perecível.

20.04.2017