Notícias

26/04/2017 17:04

Atletas apoiados pelo Governo do Estado participam de encontro

“O FazAtlela foi fundamental para eu me tornar um atleta de ponta. Com o programa, tenho todo o suporte de material, viagens, alimentação, treinamento”. O depoimento é da jovem promessa da natação baiana, Izaac Júnior, 17 anos, medalha de prata nos 400 metros medley no Campeonato Brasileiro de 2016, na categoria Juvenil 2.

Ele foi um dos cerca de 60 atletas que participaram, na tarde desta quarta-feira (26), do Encontro de Atletas dos Programas de Fomento ao Esporte do Estado da Bahia, realizado no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Os atletas são contemplados pelo Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte (Bolsa Esporte) e pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta).

Há 12 anos apoiado pelo FazAtleta, o atleta olímpico e campeão mundial de maratonas aquáticas, Allan do Carmo, falou ao mais jovens da importância do comprometimento com esporte.

“Atualmente, treino na Piscina Olímpica, onde funciona um projeto social de natação. Vejo como, de alguma forma, as crianças se espelham e admiram o treinamento dos atletas de alto rendimento, o que torna a nossa responsabilidade ainda maior”, explicou.

Na abertura do evento, a secretária da Setre, Olívia Santana, reafirmou o compromisso do governo do estado no fomento ao esporte. “Apesar de toda crise, e a consequente queda na arrecadação, o governo mantém o investimento no esporte, a exemplo dos programas de incentivo e mais recentemente com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que vai beneficiar mais de 40 mil pessoas, em 78 municípios baianos”, exemplificou.

Para o diretor-geral da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, “a construção de importantes equipamentos como o Ginásio de Cajazeiras, o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), e a Nova Piscina Olímpica da Bahia reforçam o compromisso do governo com o esporte baiano, tanto o de alto investimento quanto o de participação”, observou.

Na oportunidade, atletas beneficiados pelo Bolsa Esporte, com um investimento total de R$ 516 mil, receberam novas camisas do programa. Também foram assinados os certificados de enquadramento que autorizam as empresas patrocinadoras a liberarem os recursos para 21 projetos apoiados pelo FazAtleta, com um valor que ultrapassa R$ 756 mil.

Participaram do Encontro os medalhistas no Futebol de 5, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Jeferson Gonçalves, o Jefinho, e Cássio Reis; e a medalhista olímpica, a pugilista Adriana Araújo.

Programas

O Bolsa Esporte disponibiliza para atletas e paratletas baianos radicados no Estado um auxílio financeiro para o treinamento e a participação em competições regionais, nacionais e internacionais. O incentivo financeiro e técnico é concedido, mensalmente, pelo prazo de um ano e renovável por igual período.

O FazAtleta, por sua vez, beneficia diretamente atletas, equipes e eventos que se enquadram na categoria esporte amador olímpico e paralímpico, e prevê que os patrocinadores (contribuintes do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS) tenham abatimento fiscal de 80% do valor total do projeto esportivo.

Fonte: ASCOM Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.