Notícias

30/05/2017 14:05

Atletas de Ubaitaba e Itacaré têm vaga assegurada no Mundial de Canoagem, na África do Sul

Cinco atletas de Ubaitaba e quatro de Itacaré já asseguraram vaga para o Mundial de Canoagem Maratona 2017, que será realizado entre 07 e 10 de setembro, em Pietermaritzburg, cidade da África do Sul. O passaporte para a etapa mundial foi carimbado no último final de semana, em Brasília, ao participarem, juntamente com outros 39 atletas residentes nos dois municípios baianos, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, trazendo para a Bahia 54 medalhas – 21 de ouro, 17 de prata e 16 de bonze.

A delegação de Ubaitaba, representada por 25 atletas vinculados à Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), conquistou 33 medalhas, o maior número da competição. Com esse resultado, a equipe ficou com o título de campeã do Campeonato Brasileiro 2017. Do total de medalhas da delegação baiana, Ubaitaba ficou com 12 de ouro, 15 de prata e seis de bronze, enquanto a equipe de Itacaré, ligada à Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), conquistou nove de ouro, duas de prata e dez de bronze.

O Brasileiro é organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem, com a supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem, sendo a única seletiva para definir a seleção nacional para o Mundial. Os canoístas da Bahia viajaram à capital federal em ônibus cedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

Centros de canoagem – Nos municípios de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, é grande a expectativa dos atletas em relação à implantação de centros de canoagem, compromisso já firmado pelo governador Rui Costa e com previsão de início de obra a curto prazo.

Além dos equipamentos, outras políticas públicas voltadas para a prática de canoagem serão implantadas pelo governo estadual, por meio da Sudesb, a exemplo de projetos de iniciação com foco na modalidade esportiva que, com a brilhante performance dos medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz e Erlon Santos, filhos de Ubaitaba e Ubatã, respectivamente, levou o nome da Bahia e do Brasil ao podium nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ascom Sudesb
30/05/2017
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.