Notícias

02/06/2017 17:06

Nadadores baianos batem recordes de medalhas no Torneio Nordeste em Natal

No último final de semana (26 e 27), nove atletas baianos conquistaram 46 medalhas no Torneio Nordeste de Clubes – Troféu Sergio Silva, disputado na cidade de Natal (RN), Rio Grande do Norte. Os atletas recebem o apoio do Bolsa Esporte e FazAtleta – ambos do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre) – que oferecem suporte financeiro para o treinamento e da participação dos atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.

A competição foi disputada nas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior. O atleta Théo Esteves foi o recordista de medalhas na prova. O nadador levou nove, sendo que oito de ouro e uma de prata, além de quebrar três recordes: 100m livres; 50m e 100m, borboleta. Com oito medalhas de ouro, Izacc Júnior, e com cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, Enzo Esteves, formam o trio que recebem apoio financeiro, por meio do FazAtleta.

Outros destaques da competição foram: Thiago Cavalcante, com oito medalhas de ouro e quatro recordes; Bárbara Gonzaga (6) ouro; João Carlos Barros (3) ouro e (2) prata; Rafael de Carvalho (2) ouro e (2) prata; Windson Texeira (2) ouro (1) prata e Bruneli Cardoso (2) bronzes. O seis atletas recebem, por meio da Sudesb, o Bolsa Esporte.

Bolsa Esporte - A Lei 11.363/2009, que institui o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte - Bolsa Esporte estabelece um benefício de R$380,00 a R$ 2 mil mensais para atletas e paratletas baianos radicados no Estado, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. O benefício é concedido pelo prazo de um ano e renovável por igual período.

FazAtleta – O FazAtleta beneficia diretamente atletas, equipes e eventos que se enquadram na categoria esporte amador olímpico e paralímpico, e prevê que os patrocinadores (contribuintes do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS) tenham abatimento fiscal de 80% do valor total do projeto esportivo.

Ascom Sudesb
01.06.2017
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.