Notícias

29/09/2017 14:09

Caminhada da Primavera atrai 700 pessoas ao Dique do Tororó

Vibração e o alto astral tomaram conta do Dique do Tororó na manhã desta sexta-feira, 29, com a presença de cerca de 700 pessoas que participaram da Caminhada da Primavera. Em sua 20ª edição, a Caminhada tem, prioritariamente, a participação de adultos e idosos integrantes dos núcleos de iniciação esportiva mantidos pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nos Centros Sociais Urbanos do Nordeste de Amaralina, ACM Brasil da Liberdade, e também nas piscinas da Bonocô e de Pituaçu.

Os 2,6 quilômetros que formam o entorno do Dique foram completados em menos de uma hora, mostrando que o grupo estava com bom preparo físico para a caminhada. Segundo a professora Geisiane Padim, quando perguntados como conseguem a boa performance, os alunos afirmam, prontamente, que o condicionamento físico é fruto das aulas recebidas nos núcleos mantidos pela Sudesb com atividades de ginástica, dança de salão, hidroginástica e natação.

O casal Wilton Ferreira e Maria Juvina Soares é um exemplo da mudança de vida conquistada a partir da prática regular de uma atividade física. Moradores do bairro da Liberdade, onde participam do projeto desenvolvido no ACM Brasil – Maria Juvina, 72 anos, faz ginástica e Wilton, 71 anos, pratica dança de salão –, eles têm ido cada vez menos a médicos. “Participamos do projeto há muitos anos. Me sinto bem, não faço uso de nenhum remédio e tem mais de dois anos que não preciso ir ao médico. Vou agora por conta da visão”, orgulha-se Wilton. Para o casal, participar da Caminhada da Primavera é sempre um momento de felicidade e oportunidade para rever amigos.

Recuperação - Outra que não se intimidou com os mais de dois quilômetros de caminhada foi Valdelici Borges. Apesar de necessitar do amparo de uma muleta por estar ainda em recuperação de uma queda que a obrigou colocar duas próteses nos quadris, Valdelici marchou no seu ritmo ao lado da amiga e vizinha Elísia dos Santos. Moradoras do bairro de Dois Leões, ambas frequentam, duas vezes por semana, as aulas de hidroginástica oferecidas pela Sudesb na piscina da UCSal, em Pituaçu. “Se eu ficar sem isso, eu não vou viver. Graças às aulas, estou me recuperando bem e logo logo não irei mais precisar da muleta”, comemora Valdelici, que diz ser a Caminhada Primavera uma de suas melhores distrações.

O reencontro com amigos e a oportunidade de integração foram também aspectos da Caminhada destacados pelo casal Sônia Jesus e Hermógenes Bastos. Alunos de dança de salão e de ginástica no projeto do CSU da Liberdade, eles moram no bairro de Cosme de Farias e não abrem mão deste compromisso com a primavera no mês de setembro. Nesta edição, a Sudesb também incorporou idosos atendidos, desde março, com aulas de hidroginástica na piscina da Bonocô. Deste núcleo, marcaram presença 32 pessoas, muitos deles participando da caminhada pela primeira vez.

Política pública
- Presente à atividade, o chefe de gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, observou que o público reunido hoje no Dique do Tororó mostra que a política de esporte desenvolvida pela autarquia privilegia jovens, adultos e idosos. “Temos aqui um percentual grande de idosos, mas também vemos jovens de projetos da Sudesb, que vieram participar da atividade ao lado de avós, mães, tias. Muito bom presenciar essa integração familiar, além do aspecto positivo que o esporte possibilita na saúde dessas pessoas”, disse.

Com aulas gratuitas realizadas às terças a sextas-feiras, os projetos de iniciação esportiva voltados para o público idosos atendem, neste ano, mais de um mil pessoas. Desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino, as aulas são dadas por profissionais de educação física e com auxílio de estagiários da área profissional.


29/09/2017
Ascom Sudesb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.