Notícias

14/09/2017 09:09

Jogos Escolares da Juventude/2017

Os atletas Kauan de Jesus Monteiro e Iuki Cauan dos Santos, ambos estudantes de escolas públicas de Camaçari e atletas de tênis de mesa, deram à Bahia a primeira medalha na edição dos Jogos Escolares da Juventude/2017, faixa etária 12 a 14 anos. A conquista da medalha de bronze foi assegurada na prova por equipe masculina, realizada na tarde desta quarta-feira, 13, primeiro dia da competição, que está sendo realizada em Curitiba, Paraná.

A conquista do terceiro lugar hoje foi construída após vitórias bonitas da dupla baiana em cima das equipes de Roraima, Rio de Janeiro e Pernambuco, vencendo cada uma delas por 3 a 0 e avançando para a semifinal, quando enfrentou a equipe de São Paulo. Prova mais difícil, a dupla não conseguiu superar a técnica dos paulistas, sofrendo derrota por 3 a 0.

Essa é a segunda vez que a Bahia conquista medalha nessa modalidade esportiva. A primeira, também de bronze, foi conquistada em 2013, por Joyce Tavares, também de Camaçari. Importante registrar que as duas medalhas conquistadas pelo tênis de mesa em edições nacionais dos Jogos Escolares da Juventude foram asseguradas por alunos atletas da Associação Camaçariense de Tênis de Mesa (ACTM).

Em sua terceira participação numa etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Kauan está orgulhoso de sua conquista. “Estou muito feliz, e sei que a vitória de hoje tem a ver com a experiência adquirida a cada participação nos jogos nacionais. Cada vez que venho, aprendo um pouco mais”, afirmou.

Opinião semelhante tem o seu companheiro de dupla, Iuki Cauan. “Participo pela segunda vez dos Jogos Escolares e sempre aprendo algo novo. Mas apesar de estar confiante na prova, fiquei surpreso com nossa vitoria”, observou Iuki. E quando perguntados sobre a quem dedicariam a medalha de bronze, ambos responderam sem vacilar: “ao professor Maurício Moreira Calhal, da ABTM/Camaçari”.

Outras modalidades - Além do tênis de mesa, atletas baianos de modalidades esportivas como natação, atletismo, xadrez e badminton também se destacaram nas provas em que participaram neste primeiro dia. Na natação, Guilherme Caribé (Colégio Salesiano Dom Bosco) disputou a prova final dos 50 metros livre e Yan Sotero (Colégio Antônio Vieira) brigou por medalha na prova de 50 borboleta, mas apesar de todo o empenho, o resultado não foi favorável, chegando em sexto e quarto lugares, respectivamente.

No atletismo, Lara Campos, aluna do Colégio Militar, foi classificada para a prova de 75 metros, cuja semifinal está marcada para as 11h dessa quinta-feira, 15. Outro atleta que se destacou foi Carlos Danilo Souza, que venceu as partidas de xadrez disputadas neste primeiro dia, avançando para próximas etapas. No badminton, a dupla feminina Lana Ribeiro e Laura Gil Hernandes passaram para a segunda fase, e voltam a disputar prova na manhã dessa quinta-feira.

Também as atletas da GR fizeram bonito na estreia da competição, passando para a próxima fase e com chances reais de medalhas. As provas das modalidades individuais só terminam na sexta-feira, dia 16 de setembro, quando se espera de conquistas de mais medalhas pelos atletas da Bahia na disputa de provas nas modalidades individuais.

Organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria do Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de oportunidade para revelação de atletas de alto rendimento.

SSA, 14/09/2017
Ascom/Sudesb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.