05/10/2017 09:10

Etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude começa nesta sexta-feira (6)

A etapa estadual na categoria de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, nas modalidades coletivas, começa nesta sexta-feira (6), com jogos acontecendo em Salvador e nos municípios metropolitanos de Lauro de Freitas e Simões Filho. A seletiva baiana, que segue até domingo, dia 8, definirá os atletas que irão representar o estado na competição nacional, que acontece em novembro, em Brasília.

Organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a fase estadual tem, também, o apoio da Secretaria da Educação.

Ao todo, 26 escolas baianas participarão dessa fase, sendo 15 representantes de escolas públicas e 11 de colégios particulares de 12 municípios baianos. Os jogos acontecerão nos ginásios Poliesportivo de Cajazeiras e Municipal de Lauro de Freitas, na seda da Asbac e no Colégio Integral (ambos na Pituba), e na sede da Adelba (Patamares).

Os 360 atletas irão competir nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal masculinos e femininos, dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, Itapetinga, Irecê, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Canarana, Manoel Vitorino e Barreiras. Serão 34 equipes participantes, que se enfrentam em três dias de seletiva.

Apoio Sudesb – Além da organização da competição na fase estadual, a Sudesb também garante hospedagem e alimentação das equipes do interior. Todas as delegações (etapas 12 a 14 anos e 15 a 17 anos) também viajam para as etapas nacionais em voo fretado pela autarquia do esporte, que investe, na edição dos Jogos Escolares da Juventude neste ano de 2017, R$1,2 milhão. Este ano, Curitiba (12 a 14 anos) e Brasília (15 a 17) são as cidades sedes dos jogos.

Individuais – Em julho, foram selecionados os 67 atletas de 15 e 17 anos que irão representar a Bahia, em Brasília, nos jogos de vôlei de praia, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez, masculino e feminino, todas modalidades individuais e dupla.

Os Jogos Escolares da Juventude é uma competição que acontece há 13 anos, reúne vários estudantes atletas, entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil para competir em modalidades esportivas individuais e coletivas. A etapa nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministerio do Esporte e Rede Globo.

Veja locais de jogos:

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras
Estrada do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, Salvador – Ba

Asbac - Associação dos Servidores do Banco Central
Rua Ceará, 999 – Pituba - Salvador - BA, (em frente ao supermercado Bom Preço).

Colégio Integral
Rua Fernando Menezes de Góes, 570 - Pituba, Salvador