Notícias

18/11/2017 07:11

Bahia conquista primeira medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude/2017

Aluno do Colégio Manoel Devoto/Salvador, o judoca baiano Ronaldo Fiúza conquistou medalha de ouro no primeiro dia de provas dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, na categoria meio pesado (+81 a 90kg). A conquista do primeiro lugar deu-se por fusen-gashi, quando a vitória é confirmada por falta de adversário – o atleta gaúcho Luciano Júnior teve uma lesão na disputa da semifinal, ficando impossibilitado de enfrentar Ronaldo na luta final.

Feliz com a conquista do ouro, Ronaldo é estreante numa etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. “Estou muito contente por essa medalha. Dedico ela ao meu professor Maicon, que apostou em mim, e também aos meus familiares, que me dão enorme apoio”, disse o jovem atleta, de 17 anos.

Ele lamentou, no entanto, o fato de não poder mais voltar a participar como atleta desse tipo de competição. No próximo ano, Ronaldo estará com 18 anos, faixa etária superior ao estipulado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável nacional pela organização dos Jogos Escolares da Juventude.

Vôlei de praia – No vôlei de praia, os atletas Cleiton Diego de Sousa e Jackson Vitor dos Santos, estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, do bairro de Cajazeiras, fizeram bonito na estreia dos Jogos Escolares, classificando-se, neste primeiro dia de provas, para as quartas de final que serão disputadas ana manhã desta sábado.

Atletas de outras modalidades esportivas também se destacaram nesse primeiro dia de competição. A atleta de badminton Anne Oliveira Santos (Sarte COC-Monet/Lauro de Freitas) chegou às quartas de final, e o seu colega de modalidade e de colégio Francisco de Assis disputou as oitavas de final. Apesar de não terem conquistado medalhas, o resultado dos atletas foi muito bom, considerando que a prática da modalidade de badminton é muito recente na Bahia. Na edição de 2016, foi a primeira vez que o estado teve representação em provas dessa modalidade esportiva.

Composta por 61 atletas, a delegação da Bahia nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude para faixa de 15 a 17 anos tem estudantes de Salvador, Juazeiro, Jaguarari, Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Jequié, Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari, Madre de Deus e Lauro de Freitas.

Toda a delegação viaja em voo charter, contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também oferece uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.

As matérias e fotos de cobertura da participação dos atletas baianos também podem ser vistas nas redes sociais da Sudesb:

Instagram: @Sudesb
Facebook: @sudesb
Twitter: @sudesb


17/11/2017
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.