Notícias

24/11/2017 08:11

Última etapa do Circuito Baiano de Judô acontece em Jequié, neste final de semana

A oitava e última etapa do Circuito Baiano de Judô será realizada em Jequié, no Ginásio Municipal Aníbal Brito, com lutas iniciando na sexta-feira (24), a partir das 19h, e finalizando no sábado, 25. O torneio é organizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju) com apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que investiu R$ 66 mil para realização do evento.

É esperada a participação de 500 atletas da Bahia nos dois dias de torneio. Na sexta-feira, irão competir os atletas das categorias por equipes e absolutos, a partir das 19h. Já no sábado, acontecerá o Festival das Crianças, onde os atletas mirins irão competir a partir das 9h. O encerramento será às 16h, com a cerimônia de premiação para os atletas de todas as modalidades.

A secretária do Trabalho e Esporte, Olívia Santana, marcará presença no torneio. Ela visita o local da competição às 19h dessa sexta-feira, interagindo com atletas e técnicos. Na sua opinião, é “muito importante a realização dessa etapa do Circuito Baiano no interior, em particular na cidade de Jequié, que tem revelado grandes talentos dessa modalidade esportiva”, observou, referindo-se aos judocas da região, Diego Santos, hexacampeão brasileiro sênior, e Luiz Henrique Santos, campeão brasileiro Sub-13.

A categoria por equipes de Jequié também tem se destacado em Jequié, com a Associação Judô Ação liderando o ranking de pontuação da Febaju. “No sábado, essa equipe tem a chance de se tornar o primeiro clube do interior a se consagrar campeão geral da competição”, observa Marcelo Ornelas, presidente da Federação.

O Circuito Baiano de Judô iniciou em abril, com promoção de sete etapas realizadas no Centro Panamericano de Judô (CPJ), administrado pela Setre, em Lauro de Freitas.

Destaque do judô – Nos últimos anos, o judô vem se fortalecendo na Bahia, resultado de todo um investimento feito pelo Governo do Estado a partir de 2010, com realização de três importantes competições: a 1ª e 2ª Copas do Mundo por Equipes (julho 2010 e maio 2011), além do Campeonato Mundial de Judô por Equipes, em outubro de 2012. Soma-se a esses investimentos, a construção do Centro Pan-Americano de judô, considerado o centro de excelência da modalidade esportiva das Américas e que está localizado no município metropolitano de Lauro de Freitas.

Os resultados são contabilizados a cada competição, como na recente etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, realizada entre 16 e 19 de novembro, em Brasília. Das 10 medalhas conquistadas por atletas baianos, oito foram da modalidade de judô: 2 medalhas de ouro, uma delas por equipes masculino; uma de prata, por equipes feminino; e quatro de bronze. Com o resultado deste ano, o judô masculino e feminino da Bahia passa a integrar a primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, organizado nacionalmente pelo comitê Olímpico Brasileiro.

24/11/2017
Ascom/Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.