Notícias

29/11/2017 15:11

Bairro da Liberdade recebeu Encontro Zumbi dos Palmares

Mais de 400 pessoas, em sua maioria mulheres, participaram na manhã desta quarta-feira, 29, do Encontro Zumbi dos Palmares, na Liberdade, bairro que tem forte tradição de luta de combate ao racismo e na valorização da raça negra. Organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o evento integra o calendário de atividades do Novembro Negro.

Na plateia, mulheres e homens integrantes do projeto Escolinha de Esporte da Sudesb que praticam aulas de ginástica e dança de salão em núcleos mantidos pelo órgão de esporte. A ação iniciou com um “turbantaço”, oportunidade em que a estagiária de Educação Física, Larissa Santos Reis, ensinou a arte de amarrar turbantes, acessório presente na cultura afro e que tem sido cada vez mais utilizado como elemento de elevação da autoestima de mulheres e homens.

Presente à atividade, a secretária do Trabalho e Esporte, Olívia Santana, destacou a importância da luta de combate diário ao racismo. “Vocês precisam estar firmes nessa luta, pois o racismo nos atinge, atinge seus filhos, seus netos. É importante que cada uma de vocês aqui presentes diga não a essa prática hedionda e denuncie aquele que for flagrado cometendo algum ato racista, discriminatório”, conclamou a secretária Olívia.

Também convicta de que a sociedade brasileira é racista, a secretária da Sepromi, Fábya Reis, disse que “no mês da consciência negra, precisamos reafirmar e continuar denunciado o racismo ainda tão presente em nossa sociedade. Nós, da Sepromi, trabalhamos para que aqueles que praticam o racismo seja denunciado e penalizado”, afirmou.

Na sequência, um aulão de ginástica e de dança, coordenador po0r professores e estagi[ários de Educação Física da Sudesb, não deixou ninguém parado no salão do Centro Cultural Desportivo ACM Brasil, no bairro da Liberdade, palco do evento.

Ascom Sudesb // Hilda Fausto DRT 1748 // 29.11.2017
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.