15/12/2017 11:12

Caminhada “Eles por Elas” encerra programação dos 21 dias de ativismo na Bahia

Bombeiros militares, atletas, ciclistas, integrantes de movimentos sindicais e sociais estiveram presentes na manhã do domingo (17) para participar da Caminhada Eles por Elas, iniciativa da SPM-BA que encerrou as atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres na Bahia.

Com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a importância em combater a violência contra as mulheres, a ação contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, que alertou para a importância em incluir o público masculino na atividade. “A caminhada é bastante oportuna, pois vivemos um momento delicado e é preciso conscientizar os homens sobre a violência, que é tão cultural e arraigada na sociedade. Estamos aqui para combater essa prática”.

Animada pela Banda Didá, Afoxé Filhos de Gandhy e o Microtrio, a Caminhada Eles Por Elas chamou a atenção do público que se exercitava ou passeava pela orla de Salvador. Durante o percurso, a população foi informada sobre a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres, promovida pelo Governo do Estado.

Para a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a ação alcançou o objetivo esperado. “As pessoas se interessaram e buscavam conhecer um pouco mais da nossa ação. Quero agradecer aos atletas, bombeiros, ciclistas e todos que estiveram presentes na caminhada. O enfrentamento à violência contra as mulheres é dever de toda a sociedade”, declarou.

A Caminhada Eles Por Elas foi realizada em parceria com as secretarias estaduais da Fazenda e de Turismo, por meio da Bahiatursa, com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Bahiagás e Associação dos Bicicleteiros da Bahia.

Estiveram presentes na caminhada, a secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; o secretário Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; o diretor presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; o chefe de Gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, o diretor do Hospital da Mulher, Marcos Antônio Andrade, integrante da Ronda Maria da Penha em Salvador, capitã Paula Queiroz; o defensor público Clériston Cavalcante Macêdo; deputados federais; vereadores; e representantes da OAB Bahia, Sepromi e centrais sindicais.

Ascom/SPM-BA