08/03/2018 16:03

Projeto de iniciação esportiva e de lazer tem lançamento no Bairro da Paz

Com a presença de estudantes, professores, pais, gestores públicos e moradores, uma aula inaugural marcou, na manhã, desta quinta-feira (8), o lançamento do Projeto de Iniciação Esportiva e Lazer e Inclusão Social no Bairro da Paz. A atividade, também comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, teve o objetivo de apresentar à comunidade local o projeto esportivo, que está com inscrições abertas e com oferta de vagas nas modalidades de vôlei, basquete, futebol e karatê.

Presente à atividade, a moradora Jane Cleide de Almeida já garantiu a matrícula de seus três filhos: Tiago Almeida, 18 anos e aluno do 2º do Colégio Mestre Paulo, e os gêmeos Alan e Alex Almeida, de 10 anos e alunos do colégio Nossa Senhora da Paz, ambas unidades de ensino localizadas no Bairro da Paz. “O filho mais velho já participa do projeto há mais tempo, nas aulas de basquete, mas os gêmeos irão participar pela primeira vez. Eles que me pediram para fazer a inscrição, sendo que Alan escolheu a modalidade de karatê e Alex preferiu futebol. Crio meus filhos sozinha, e acho importante ocupar o tempo deles, afastando do perigo das ruas”, ressalta Jane Cleide.

Também moradora do bairro, Jeane Santos Santiago aproveitou a oportunidade e fez a inscrição do filho Patrick Santiago, 16 anos. “Matriculei no futebol, pois ele sonha em ser jogador profissional. Este projeto é uma oportunidade e também uma proteção para crianças e jovens, que não ficam soltos na rua, sofrendo influência de más companhias”, observa.

Parceria – No Bairro da Paz, são 600 vagas disponíveis nas quatro modalidades esportivas, com aulas acontecendo duas vezes por semana no Colégio Mestre Paulo dos Anjos e na Base Comunitária da Polícia Militar, onde ocorrem as aulas de karatê. A ação é parte de um conjunto de 24 projetos de iniciação esportiva executados na capital e no interior pelo governo do estado por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A execução é feita por entidades parceiras, selecionadas por meio de chamadas públicas lançadas em 2017 pela Sudesb. No Bairro da Paz, a Central Única da Cidadania (CUC) é a parceira da Sudesb para desenvolvimento das atividades. O investimento nesse conjunto de editais soma quase 9 milhões de reais, para execução até dezembro deste ano.

“Além de recursos próprios, temos o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade e do Fundo de Combate à Pobreza. É um investimento muito importante para todo o governo, pois entendemos que cada real aplicado no esporte ajuda na educação, na saúde, no bem-estar e na segurança dos cidadãos”, destacou o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, que também participou da aula de lançamento.

No colégio Mestre Paulo, o resultado dessa política pública já é sentido no dia a dia da escola, onde o projeto de iniciação esportiva está acontecendo pelo terceiro ano consecutivo. “Nestes anos, observamos uma redução significativa da evasão escolar, assim como um melhor rendimento dos alunos que praticam o esporte. Se pudesse resumir esse projeto em uma palavra, o nome dele seria ‘resgate’, porque é esse o principal resultado que ele promove em nossos alunos”, disse Elísia Nélia da Silva, diretora do colégio estadual Mestre Paulo.

Na parte da manhã, a programação no Bairro da Paz foi reservada às atividades esportivas, com apresentação do katar (luta em grupo e individual de karatê), partidas de vôlei e jogos de basquete e futebol, com disputa também de embaixadinhas. À tarde, uma programação especial para as mulheres, com oficinas de beleza, palestra com o tema Empoderamento da Mulher, oficina de dança, sorteios de brindes e bingos.

08.03.2018