Notícias

03/04/2018 09:04

Fórum busca impulsionar a presença das mulheres no esporte

Os desafios e as perspectivas para o fortalecimento da participação feminina na área esportiva foram debatidos nesta segunda-feira (02), no Fórum de Mulheres no Esporte, realizado no Wish Hotel da Bahia, em Salvador.

Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento contou com quatro mesas temáticas, reunindo cerca de 500 pessoas, entre atletas de diversas modalidades, gestoras, treinadoras, jornalistas, educadoras físicas e outras profissionais do esporte.

De acordo com a titular da Setre, o encontro teve o objetivo de refletir sobre a necessidade de promover a igualdade no segmento esportivo: “O fórum é um gesto na direção concreta de garantia da transversalidade da política pública de esporte, com recorte de gênero. Precisamos desenvolver programas e projetos que reconheçam a real importância da presença das mulheres em um espaço que ainda é hegemonicamente masculino”, ressaltou.

Na abertura do encontro, foi realizada a entrega de certificados de enquadramento no Programa FazAtleta 2018, para algumas esportistas contempladas nas áreas de judô, triatlo, tênis e atletismo.

Superação

A judoca campeã olímpica e mundial brasileira, Rafaela Silva, foi um dos destaques do evento. Na primeira mesa, a atleta compartilhou sua trajetória vitoriosa nos tatames e se emocionou ao lembrar das dificuldades e dos episódios de racismo que enfrentou durante a carreira.

“Atualmente, o judô feminino tem conquistado mais medalhas que o masculino nos campeonatos mundiais. A gente vem conseguindo nosso espaço e atraindo investimentos, com muito trabalho. Fico feliz em criar a minha história dentro do esporte e deixar um legado para meninas que estão dando os primeiros passos como judocas”, destacou Rafaela.

A coach esportiva Nell Salgado, que acompanha atletas de alto rendimento, também participou do debate, abordando a importância do planejamento de carreira e da gestão das emoções para alcançar bons resultados no esporte.

As experiências das profissionais femininas na cobertura do esporte na Bahia também foram pautadas no fórum. As jornalistas Ayana Simões, Daniela Leone, Juliana Lisboa e Lise Oliveira relataram histórias de assédio no trabalho e como venceram as barreiras do preconceito para se tornarem referências na editoria esportiva de grandes veículos de comunicação do estado.

No turno vespertino, a presença das mulheres no futebol foi abordada pela ex-jogadora e técnica de futebol, Dilma Mendes; pela técnica do time feminino do Flamengo de Feira e integrante da primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Solange Bastos; e pela professora doutora em História Social, Enny Moraes. Mediada pela secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a mesa mostrou como as mulheres são protagonistas de histórias no futebol brasileiro há muito tempo, mesmo sofrendo com a invisibilidade midiática e nas organizações esportivas.

Um painel sobre políticas públicas e financiamento para as modalidades esportivas femininas encerrou o evento, com as experiências exitosas da pugilista e primeira medalhista brasileira no boxe olímpico, Adriana Araújo; da nadadora, bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim, Verônica Almeida; da coordenadora de Esportes Olímpicos do Vitória, Manny Gleize; e da presidenta da Federação de baleado da Bahia, Larissa Lomanto; com mediação da coordenadora do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC), Susi Docio.

“O evento foi um espaço de escuta de trajetórias, mas também de acolher propostas que serão sistematizadas e vão orientar a construção de políticas públicas de esporte da Bahia, com foco na ampliação da participação das mulheres”, avalia Olívia Santana.

O Fórum de Mulheres no Esporte contou com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA).

Ascom Setre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.