06/04/2018 16:04

Lançada a décima edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub 15

Jogar em um grande time, disputar uma Copa do Mundo ou jogar a final da liga dos campeões da Europa, é o sonho de qualquer garoto brasileiro que pretende ser jogador de futebol. O longo caminho a ser percorrido pode ser encurtado para muitos jovens talentos que vão disputar a décima edição da Copa 2 de Julho sub 15, que foi lançada na manhã desta sexta-feira (6), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, em Salvador.

Tida como uma das principais vitrines do futebol do Brasil, este ano, participam 40 equipes, inclusive dos grandes clubes do futebol nacional, como Bahia, Vitória, Palmeiras e Flamengo, equipes amadoras e seleções de municípios baianos, além de times da Bolívia e de Angola. A Copa 2 de Julho começa no dia 30 de junho, com a grande final prevista para acontecer no dia 11 de julho.

Representando o estado de Sergipe, o dirigente esportivo, Edson de Jesus, falou orgulhoso de ter participado das nove últimas edições do torneio. “Sempre trouxemos equipes de Sergipe para o torneio baiano. Quero agradecer ao Governo da Bahia e a equipe da Sudesb pela belíssima organização desse campeonato maravilhoso”, disse.

A competição é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio do Ministério do Esporte e da Federação Bahiana de Futebol (FBF). O encontro reuniu jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e autoridades, onde assistiram um vídeo comemorativo e souberam dos últimos detalhes do torneio.

O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, falou sobre o crescimento do campeonato. “A Copa 2 de Julho é uma feliz iniciativa do Governo da Bahia, e sendo sempre ampliada. Inicialmente, era Sub17, agora é Sub15, e vem revelando atletas. Nesta décima edição, temos uma novidade, que é a parceria com o Ministério do Esporte. Estamos entre os maiores campeonatos nessa categoria, Sub 15, e temos obtido muito sucesso, seja no número de atletas participando, seja no número de atletas revelados”.

Copa Metropolitana
– começa neste sábado, dia 7, a oitava Copa Metropolitana sub 15 – torneio preparatório para as equipes baianas que irão disputar a Copa 2 de Julho de futebol. A competição reúne 32 equipes entre clubes profissionais e seleções de 18 municípios de diversas cidades baianas.

A partida de abertura será realizada no município de Maragojipe, entre a equipe da casa e o time de Santo Antônio de Jesus, a partir das 15h, no estádio municipal. A Copa Metropolitana de 2018 terá a participação das equipes tradicionais do Bahia, Vitória, Galícia, Leôncio, Ypiranga, além de seleções municipais de Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Camaçari, e das estreias das seleções de Muritiba e Maragojipe.

Os municípios que sediam os jogos são: Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Catu, São Sebastião do Passé, Camaçari, Terra Nova, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuípe, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Saubara, Candeias, Salvador, Cachoeira, Muritiba, Santo Antonio de Jesus e Maragogipe.

Curso de qualificação – Iniciantes e profissionais do futebol podem participar, de sexta-feira (06) a domingo (08), do curso gratuito de técnico e regras de arbitragem, no município de Maragojipe. As atividades fazem parte do projeto de Dimensão Social do Futebol da Sudesb, tendo como objetivo a reciclagem e incentivo de iniciantes da área.

A ideia dos cursos, ministrados pelos profissionais de educação física, Hildebrando Patriarca e Rui Mendes, da Sudesb, é levar qualidade técnica para melhor desempenho de árbitros e treinadores dos municípios e regiões vizinhas. A programação começa na sexta, a partir das 18h, na Casa da Cultura, com aula teórica para técnicos. No sábado, a programação segue com aula prática no Estádio Municipal, e no domingo, a partir das 08h, será a vez do curso de árbitros, na Casa da Cultura.

Marcus Carneiro
06.05.18