Notícias

19/04/2018 15:04

Jogos Estudantis Indígena Tupinambá começam hoje em Ilhéus, no distrito de Olivença

Começou na tarde desta quinta-feira, dia 19, a quinta edição dos Jogos Estudantis Indígena Tupinambá, com provas acontecendo até domingo, dia 22, na aldeia Ighai, situada em Olivença, distrito de Ilhéus (município da região sul do estado). A competição, que reúne 500 jovens indígenas de 16 a 22 anos, é organizado pela Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá de Olivença e marca a passagem do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, tendo também por objetivo o resgate, fortalecimento e promoção da cultura indígena.

Durante os quatro dias de competição, jovens indígenas tupinambás de Olivença de Acuípe de Cima, Acuípe de Baixo e Acuípe do Meio, e das aldeias pataxó hãhãhãe e de Barra Velha, situadas em Porto Seguro, se enfrentam em provas de puxada de mastro, arco e flecha, arremeso de tacape, natação, corrida de tora, futebol, corrida rústica, zarabatana, luta corporal, dentre outras.

A quinta edição dos Jogos Estudantis Indígena Tupinambá tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Selecionado por meio do Edital 003/2017, o projeto tem investimento da Sudesb de R$30 mil.


19/04/2018
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.