11/05/2018 16:05

Karatê é destaque da agenda esportiva deste final de semana

A agenda esportiva do final de semana começa neste sábado (12), com o Curso de Aperfeiçoamento de Karatê (katar e kumite), no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, a partir das 08h30, reunindo cerca de 400 atletas da capital e do interior. Essa e outras ações da agenda têm o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A partir deste domingo (13), a seleção brasileira de Karatê, que vai disputar os jogos Sul-Americanos 2018, em Cochabamba, Bolívia, e a seleção de base que disputará o Torneio Classificatório para o Youth Olympic Games-YOG, em Umag/Croácia, realizarão seus treinos preparatórios entre os dias 11 e 22 de maio, em Lauro de Freitas/Bahia.
O evento tem o apoio da Confederação Brasileira de Karate, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Federação Baiana de Karate (FBK), com apoio financeiro da Sudesb, que investiu R$117 mil para material promocional, infraestrutura e outros serviços.

Social – Neste sábado, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, participa da abertura oficial do projeto social de esporte e lazer “Esporte: Cidadania que Transforma”, realizado pela Pastoral do Menor da Paróquia Nossa senhora das Graças, do município de Vitória da Conquista.

O projeto, contemplado pelo Edital 4, da Sudesb, atende a 200 crianças e jovens, com aulas de futsal, handebol e xadrez. Na solenidade de abertura, haverá a entrega do material esportivo pelo diretor da autarquia.

Copas – A partir das 09h30 deste sábado (12), as equipes da Jacuipense e Lauro de Freitas abrem a última rodada, da fase de grupos, da 8ª edição da Copa Metropolitana de Futebol sub 15. A partida, que acontece no campo do Wet N Wild, em Salvador, é a primeira dos dez jogos programados para acontecer no sábado.
Pelo grupo H, Santo Antônio de Jesus recebe em casa, a equipe de Maragojipe, a partir das 10h. Pelo grupo A, Cajazeiras enfrenta o Bahia, precisando vencer para se classificar na competição, a partir 13h30, no Fazendão.

A rodada encerra no domingo (13), às 10h, com o jogo entre o classificado Estrela de Março e a Seleção Conceição do Jacuípe, no Estádio Municipal de Jacuípe.
Ainda no sábado, acontece a final da I Copa de Futebol do Sertão do São Francisco, distante 596 km de Salvador. As seleções de Sento Sé e Casa Nova decidem a competição, a partir das 16h, no Estádio Municipal. O vencedor da final garante vaga direta para a grande final geral. Esta competição contou com o investimento de R$ 39.732,16 da Sudesb, por meio do chamamento público, Edital 03.

Fut 8 - Tem bola rolando neste sábado pela 3ª rodada do Campeonato Arena Transamérica de Fut 8. Os jogos acontecem na Arena Imbuí (situado na Rua dos Colibris, ao lado do Shopping Caboatã). O torneio reúne 30 equipes de diversos bairros de Salvador e também dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Saubara e Simões Filho. A competição é uma iniciativa da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com a Associação Baiana de Cronistas Desportivos (ABCD), em parceria com a Sudesb.

Caravana do Lazer – Chegou a vez dos municípios de Uauá e Curaçá receberem a equipe da Caravana do Lazer para a capacitação de agentes multiplicadores. A Caravana é um projeto itinerante da Sudesb, que tem por objetivo capacitar agentes multiplicadores de lazer promovendo a realização de diversas atividades recreativas e esportivas.

Em Uauá, a programação segue neste domingo (13), às 8h, com o Dia do Lazer, na praça pública central da cidade. No município de Curacá, a formação ocorre nos dias 10 e 11, na Secretaria de Cultura, localizada na Escola Edvaldo Machado Boaventura. No sábado, 12, acontece o Dia do Lazer, na praça central Doutor Pedro Santos Torres, das 08h30 às 12h, com promoção de atividades recreativas para crianças e jovens.

11.05.2018