Notícias

07/06/2018 16:06

II Fórum Internacional do Esporte começa nesta sexta-feira, dia 08

A 2ª edição do Fórum Internacional do Esporte já chegou à marca de 570 inscrições online. O evento, que começa nesta sexta (08) e segue até sábado (09), no Centro Pan-Americano de Judô, Praia de Ipitanga/Lauro de Freitas, visa debater modelos pré-existentes de gestão esportiva, trazendo conhecimentos técnicos nacionais e internacionais. As inscrições gratuitas ainda podem ser feitas no local do evento, a partir das 14h, quando será aberto o credenciamento.

O encontro vai reunir palestrantes internacionais como o português Pedro Gaspar, formado em Marketing Internacional. Atualmente é diretor da Odivelas – Portugal e vai palestrar sobre “Marketing Esportivo”, e Laura Ivete Pujol Torres, cônsul geral da República de Cuba na Região Nordeste, que no sábado fará palestra sobre a “Experiência cubana: da iniciação ao alto rendimento”, além de Yumilka Ruiz Luaces, ex-atleta da seleção de vôlei de Cuba, bicampeã olímpica.

Destinado a acadêmicos e agentes do terceiro setor e da comunicação, profissionais de educação física e de instituições públicas e privadas de ensino superior, o II Fórum Internacional de Esporte é organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte, com apoio do Ministério do Esporte.

Programação
– O credenciamento começa às 14h do dia 8, seguido de apresentação cultural. A primeira palestra será Atleta x Gestão: superação de limites, com Luciano Atayde Costa Cabral - presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário- CBDU e vice- presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário.

O secretário estadual do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai ministrar a palestra sobre o “Esporte na Bahia: Desafios e Possibilidades”. A palestra será precedida da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a SETRE/ SUDESB e Secretaria de Políticas para Mulheres para a capacitação de profissionais que atuam nos projetos de cooperação e fomento ao esporte em temas relacionados a gênero, violência contra as mulheres e legislações conexas, objetivando, com isso, a eliminação de desigualdades na área esportiva.

Cerimônia de abertura – Às 19h, acontece a cerimônia de abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e da banda Neojibá, do bairro do Nordeste de Amaralina. (veja a programação completa abaixo).

Logo após a abertura, o Fórum recebe ainda a palestra do médico Gildásio Daltro, doutor em cirurgia e professor titular da Faculdade de Medicina/UFBA, com o tema “O Esporte na Perspectiva da Saúde e Inclusão social”.

No sábado, Milton Jordão, professor, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Judô, abre o dia de palestras com o tema sobre “Direito Esportivo”. A partir das 10h40, Ciro Winckler, professor da Universidade Federal de São Paulo e autor de estudos científicos na área do esporte paralímpico vai ministrar a palestra sobre: “Os desafios do paradesporto nos dias atuais”.

Programação - II Fórum Internacional de Esporte – Desafios da Gestão
(programação sujeita a alterações)

08 de junho – sexta-feira

14h - Credenciamento

15h30 – Apresentações culturais

16h - Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a SETRE/ SUDESB e Secretaria de Políticas para Mulheres na execução do Projeto Respeita as Mina no Esporte
16h30 - Palestra Atleta x Gestão: Superação de Limites
Com Luciano Atayde Costa Cabral - presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário- CBDU e vice- presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário
16h50- Palestra Esporte na Bahia: Desafios e Possibilidades
Com Vicente Neto - Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte- Setre
17h – Debate
19h - Abertura oficial, com a presença do Neojiba, Nordeste de Amaralina
19h30 - Palestra O Esporte na Perspectiva da Saúde e Inclusão social
Com Gildásio Daltro (BA/ Brasil), médico, Doutor em cirurgia e professor titular da Faculdade de Medicina/UFBA


09 de Junho - sábado

07h50 – Credenciamento

08h - Palestra Direito Esportivo
Com Milton Jordão (Bahia/Brasil), professor, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Judô, diretor-presidente do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA) e Mestrando em Direito Desportivo pelo INEFC/Universitat de Lleida (Espanha)

08h45 - Palestra Leis de Incentivo Fiscal ao Esporte
Com Paulo Vieira, professor de Educação Física licenciado pela Universidade Gama Filho, com MBA em Gestão na Fundação Getúlio Vargas/RJ

09h25 – Debate

10h05 às 10h30 - Café interativo

10h40 - Palestra Os desafios do paradesporto nos dias atuais
Com Ciro Winckler, professor da Universidade Federal de São Paulo e autor de estudos científicos na área do esporte paralímpico.
Virgílio Leiro, representante do Instituto Neurológico da Bahia, ION/ BA e do Centro de Atendimento Educacional de Vera Cruz.

11h20 - Debate

12h30 - Almoço

13h40 - Apresentação cultural

14h20 - OFICINAS TEMÁTICAS

Lei de Incentivo ao Esporte
Facilitadores: Milton Jordão, Paulo Vieira e Rodrigo Farias (Setre/gestor do FazAtleta)

Produção e Gestão de Eventos
Facilitadores: Susi Dócio (Sudesb), Pedro Gaspar e representante da empresa MCS Marketing Esportivo

Gestão de Projetos
Facilitadores: Everaldo Augusto (chefe de gabinete da Sudesb), Inaiá Simões (Casa dos 7, empresa de cursos e consultoria) e Wilton Brandão (diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb)

O Papel do Esporte no desenvolvimento de crianças e jovens
Facilitadores: Ney Santos (professor da UFBA e assessor técnico da Sudesb), professor Romilson Santos (UFBA) e Renê Pereira (paratleta baiano)

16h40 – Café interativo

17h - Palestra A experiência cubana: da iniciação ao alto rendimento
Com Laura Ivete Pujol Torres, cônsul geral da República de Cuba na Região Nordeste (Havana/Cuba/Internacional)

17h50 - Palestra Marketing Esportivo
Com Pedro Gaspar, formado em Marketing Internacional, diretor da Odivelas – Portugal, com larga experiência em eventos internacionais

18h30 – Debates

19h30 – Encerramento com entrega de certificados.


Ascom Sudesb
Marcus Carneiro DRT 3614
07.06.2018



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.