Notícias

17/11/2018 13:11

Alunos de projeto social Natação em Rede participam, pela primeira vez, do campeonato brasileiro de maratonas aquáticas

Quinze alunos do Projeto Natação em Rede, com idade entre 7 e 17 anos, participaram pela primeira do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, iniciado nesta sexta-feira (16), na Praia de Inema, em São Tomé de Paripe. Eles competiram na categoria dos 500 metros, tendo a oportunidade até então inédita de nadar em mar aberto e em nível profissional.

Guilherme Barbosa, de 14 anos, aluno do projeto, foi o primeiro a completar a prova. Ele foi a Inema acompanhado da sua tia Elisângela Silva, que destaca a melhora de Guilherme na natação e também na sua vida social. “A melhora do Guilherme não veio só dentro da piscina, ela aconteceu também na questão comportamental, na interação com os colegas e também no quesito saúde”, afirmou Elisângela.

Formar cidadãos – A constatação da tia de Guilherme está em sintonia com a proposta do projeto Natação em Rede, executado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Professor de natação Robson Sena, 24 anos , destaca a importância das atividades dentro e fora das piscinas: “As possibilidades que o projeto oferece aos alunos são de extrema importância, pois além de formar atletas, através das diversas opções de atividade, formamos cidadãos”, destaca.

“Esse projeto tem como meta principal identificar talentos”, destaca Ney Santos, técnico da Sudesb, que acompanhou toda a prova e falou das possibilidades que o projeto proporciona aos atletas. “As atividades têm o enfoque social, dando possibilidade aos alunos de nadar em piscinas com padrões semiolímpicos e conseguir chegar ao que aconteceu hoje, nadar uma maratona aquática.”, afirma Ney.

Outras provas – Em paralelo à prova dos 500 metros, ocorreram provas do Campeonato Brasileiro para os atletas das categorias mirins, petiz e brasileiro com percurso de 10 km e provas da Copa Brasil, com disputa de 2,5 km que servem como seletiva e conta pontos para o ranking do Campeonato Sul Americano Juvenil de Maratonas Aquáticas, que será realizado no Chile em abril de 2019.

O grande destaque na Copa Brasil, foi o baiano Windson Pionorio Filho, 19 anos, atleta do Bolsa Esporte há um ano e que pela primeira vez competiu pela categoria 2.500 metros. Ele chegou em primeiro lugar e disse ter alcançado o seu objetivo, que é estar entre as elites do ranking baiano. “É muito importante para mim este pódio. Competir nessa categoria e conseguir chegar ao mesmo padrão dos atletas da elite agrega minha base para as próximas competições”, destaca o atleta.

A competição é organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e conta com o apoio da Sudesb. As provas seguem no domingo (18), com a categoria de 5 km das duas competições, além das etapas locais de 1 km que valem pontuação no Campeonato Baiano. Por conta da tradição do estado na modalidade, a etapa baiana vale pontuação dobrada na disputa pelo título brasileiro.


17/11/2018
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.