Notícias

19/11/2018 16:11

Atletismo da Bahia luta por medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Quando escolhemos uma modalidade esportiva, a condição física é medida pela sua resistência, por meio de teste de corrida, elasticidade e força muscular. O esporte natural já começa na infância que, após começar a andar, a criança já quer correr e pode continuar a correr por toda a vida ganhando lugar como esporte de alto rendimento. .

O atletismo é o esporte escolhido por muitos jovens baianos que estão disputando em Natal (RN), os Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 12 a 17 anos. Ao todo, 38 pessoas entre meninos e meninas disputam medalhas na competição nacional. As provas, que iniciaram no sábado, 17, seguem até esta terça-feira, 20.

O exemplo de que o esporte é transformador vem de muitas histórias que cada atleta carrega consigo. Thiago Fonseca (Instituto Social da Bahia/Salvador), Gustavo Henrique (Colégio Democrata Estadual/Juazeiro), Diogo Almeida (Instituto Municipal/Taboquinhas) e Adriano dos Santos (Estadual Walter Brandão/Jaguarari) estão entre as principais esperanças de medalhas no último dia de provas, marcados para esta terça.

A prova dos 200m pode garantir a 11° medalha para Bahia nos jogos e a primeira do atletismo nesta edição. Thiago Fonseca, 16, conquistou vaga na final, após ficar em terceiro na semifinal. Segundo ele, a medalha está bem próxima. “Minha prova principal foi a dos 100m, que por um detalhe mínimo eu fiquei em 4° lugar, deixando escapar o bronze. Na prova de amanhã (terça) eu vou tentar chegar entre os três primeiros”, disse.

Do distrito de Taboquinhas, situado no município de Itacaré, Sul da Bahia, dois atletas são destaques. Évila Michele, 14 anos, que subiu ao pódio na prova dos 1000m rasos, no atletismo, em 2017, chegou como uma das favoritas, mas não conseguiu melhorar sua marca, desta vez correndo na prova dos 800m.

Seguindo o exemplo de Évila, Diogo Almeida, 14 anos, busca no esporte o sonho de medalhas e na transformação da vida. Para ele, o esporte é “a chave para um futuro melhor”. Diogo disputou provas nos 75m, 250m e no revezamento 4x75m. “Sou apaixonado pelo atletismo. Depois de ter tentado outras modalidades, eu percebi que a corrida era minha principal habilidade. Os Jogos Escolares tem sido uma experiência maravilhosa que me faz ter força para continuar treinando firme em busca do meu sonho”, garante.

Os jogos Escolares da Juventude seguem até o próximo domingo (25). Na quarta-feira (21), desembarca na capital Pontiguar os alunos-atletas baianos das modalidades de judô e luta olímpica. Os atletas viajam a Natal com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – Natal (RN)
19/11/2018
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.