Notícias

26/11/2018 11:11

Sudesb entrega barcos para quatro clubes de remo baianos

Clubes de remo de Salvador receberam, na manhã deste domingo (25), quatro barcos lambaris, nome atribuído às embarcações de apoio utilizadas para competições, campeonatos e treinamento dos atletas de remo. A cerimônia de entrega, feita pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, ocorreu durante a final do Campeonato Baiano de Remo 2018 realizada na Enseada dos Tainheiros, orla marítima da Ribeira.

A doação dos barcos deu-se por meio do investimento de 57 mil reais garantido via emenda legislativa da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), beneficiando os clubes de remo Sport Club Santa Cruz, Regatas Itapagipe, Regatas Península e Regatas São Salvador.

A entrega das embarcações foi realizada pelo chefe de gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, que destacou a importância do investimento do Governo do Estado no esporte baiano. “O governo chega ao final do ano comemorando o trabalho intenso que tem feito pela Bahia na prática esportiva, principalmente no remo, com a doação dos barcos e equipamentos de manutenção entregues anteriormente. São investimentos que irão oferecer suporte técnico aos atletas, além do apoio às atividades de remo na capital e interior do estado”, destacou Everaldo.

Para Nei Castro, vice-presidente da Federação Baiana de Remo, esses barcos são de grande importância tanto para federação como para os clubes. “É uma peça fundamental que faltava para os clubes. Nossa federação tem barcos de apoio, porém cada clube tendo o seu, torna-se mais eficaz o desenvolvimento dos treinamentos, melhorando, assim, o desempenho dos atletas em competição”, afirma.

Opinião semelhante tem Jair Santos, presidente do Clube de Regatas da Penísula, representante de um dos clubes contemplados com os barcos. Segundo observa esses equipamentos são muito importantes para o desenvolvimento das atividades dentro e fora d’água. “Essa aquisição é essencial para nosso clube. Com esses barcos, vamos conseguir ter maior desempenho com nossas guarnições na água. Só existe evolução se pudermos dar o suporte. A partir dessa conquista, conseguiremos equilibrar o nível da competição, já que, até então, apenas dois clubes tinham barcos e com isso acabavam se destacando”, diz Jair.

Competindo há oitos anos, Larissa Barbosa foi a campeã da prova 2018, fazendo sua última apresentação nos campeonatos de remo – a atleta interrompe temporariamente os treinos e competições para se dedicar aos estudos. Ao f alar sobre a importância das embarcações para o desempenho dos atletas, Larissa destacou que “os barcos ajudam o remo e nós atletas a crescermos. Quanto mais barcos, mas atletas, mais medalhas e, principalmente, mais destaque para Bahia por aí afora”, afirmou a atleta.

Centro de Canoagem e Remo - Na ocasião, Everaldo Augusto apresentou o projeto de construção do centro de apoio e treinamento de canoagem e remo em Salvador. O equipamento funcionará no Parque de Pituaçu, com previsão de entrega para o fim de 2019.

No interior do estado, a construção de três centros de canoagem está avançada: o de Itacaré já foi entregue em julho último, e os de Ubaitaba e Ubatã encontram-se em fase final de construção.

Ascom/Sudesb
26/11/2018
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.