30/11/2018 12:11

Sudesb apoia atletas baianos em competições regionais

Nesta sexta-feira (30), baianos de futsal, boxe e jiu-jitsu partem para os mais variados destinos onde disputam competições regionais. Os atletas viajam com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que concedeu ônibus e passagens para deslocamento de ida e volta.

Boxe – A delegação baiana de boxe viaja para a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, onde disputam o 73º e 10º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico, classe Elite e Juvenil masculino, respectivamente.

O torneio visa à formação e preparação dos atletas, com vistas para convocação para a seletiva que formará a seleção brasileira de boxe olímpico.

A Bahia é destaque na modalidade. Além da delegação baiana ser a atual campeã brasileira e ocupar atualmente a primeira posição no ranking nacional entre atletas e federações, atualmente, seis pugilistas baianos defendem a seleção.

Jiu-Jitsu - O atleta de jiu-jitsu, Rameses Cáridas, junto com seu pai e treinador, Marcos Miranda, viajam para a cidade de Feira de Santana, distante 115 km de Salvador, para a disputa da 6ª etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2018.

O campeonato, que será disputado no domingo (2), no Ginásio de Esportes do SESI, é organizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo, e vale pontuação para o ranking Baiano e nacional, no qual Rameses lidera em sua categoria.

O desportista tem apenas 12 anos, mas já é considerado um fenômeno da modalidade. Além de ser o único atleta baiano com recorde do ranking das federações internacionais, ele já possui três campeonatos mundiais, dois brasileiros conquistados, duas vezes o campeão do Pan-Americano e é o atual campeão do ranking baiano 2017.

Futsal – Um ônibus com 42 alunos e quatro pessoas da comissão técnica do Colégio Estadual José Palles Sobrinho, localizado no município de Encruzilhada, sudoeste baiano, partem na noite dessa sexta-feira, para a cidade de Porto Seguro, onde participam de uma atividade esportiva de futsal tanto no masculino quanto no feminino.

As disputas acontecem entre sábado e domingo (01 e 02/12), e após as disputas, os alunos irão conhecer o centro histórico da cidade sede do torneio.

30.11.2018
Daniel Moura (estagiário), com supervisão de Marcus Carneiro (DRT 3614)