Notícias

19/12/2018 15:12

Encontro de confraternização encerra atividades dos núcleos de iniciação esportiva da Sudesb

Cerca de 500 alunos da terceira idade lotaram o núcleo do ACM Brasil, no bairro da Liberdade, para dançar e se divertir na manhã desta quarta-feira (19). O evento marcou o encerramento do ano de 2018 das atividades da Escolinha de Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Ao som de música ao vivo, os alunos puderam mostrar tudo que aprenderam durante os dez meses de aulas no núcleo, esbanjando alegria e muita habilidade com a dança. A festa contou ainda com uma ceia de natal produzida pelos próprios alunos.

De forma gratuita, as Escolinhas da Sudesb, com execução de atividades feita diretamente por profissionais de educação física da própria autarquia, funcionam em dois núcleos de Salvador: Espaço ACM Brasil, com aulas de ginástica geral e dança de salão, e no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, com aulas de natação, ginástica e hidroginástica para crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos (com e sem deficiência).

No CSU do Nordeste de Amaralina, o calendário de 2018 foi encerrado na manhã de terça (18), quando cerca de 200 alunos participaram dos festejos. Em clima natalino, eles fizeram apresentação de ginástica e curtiram um momento zen, com aula de meditação.

Autoestima – Para dona Bernadete Bahia Barbosa, de 75 anos, a dança é o principal motivo para estar sempre com a autoestima elevada. “Não perco uma aula de dança de salão da Sudesb. Às vezes, eu acordo toda indisposta, com dores no corpo, mas quando eu chego aqui, me sinto renovada, pra cima e cheia de disposição”, disse dona Bernadete, que há cinco anos participa das aulas no ACM Brasil.

Além desses dois núcleos, existem outras 25 organizações sociais que executam projetos de iniciação esportiva na capital e no interior com recursos provenientes da Sudesb, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), tendo ainda a parceria do programa Pacto pela Vida. Os projetos e instituições são selecionados pela Sudesb por meio de chamamento público.

As Escolinhas de Esportes da Sudesb integram a política pública que busca o estímulo à prática esportiva e a promoção de inclusão social pelo esporte. Todas as aulas são gratuitas e oferecidas nos dois períodos pela manhã e à tarde, de terça a sexta-feira.


Ascom/Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.