Notícias

17/05/2019 10:05

Sudesb apoia nadadora baiana em competição no Rio de Janeiro

A nadadora Mônica Veloso embarcou nesta sexta-feira (17), para o Rio de Janeiro, onde vai participar da primeira etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar, no próximo domingo (19), na Praia de Copacabana. A atleta viajou com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que concedeu as passagens de ida e volta.

A baiana, que já disputou competições nos Estados Unidos, Alemanha, México, dentre outros países, foi campeã recentemente na categoria Portador de Necessidades Especiais (PNE), da III Etapa do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas, em Itaparica-Ba, no último domingo (05).

Além da competição no Rio de Janeiro, onde disputa como maratonista aquática, a nadadora participará ainda este mês de duas provas na competição. A primeira prova será “Nadando com as Estações”, que acontece no dia 24, em Salvador, no Colégio salesiano Dom Bosco.

Já no mês de junho, Monica viaja para Fortaleza, onde disputará entre os dias 07 e 09, nove provas na categoria paralímpica dos Jogos Aquáticos do Ceará, mesma competição em que conquistou oito medalhas de ouro e quatro de prata, no ano passado.

Sobre o apoio da Superintendência, a atleta que iniciou sua vida esportiva aos 38 anos, enfatiza que se sente abraçada. “Há 20 anos recebo o apoio da Setre e da Sudesb, é um reconhecimento do meu trabalho e uma forma de inclusão social também”, disse, Mônica, que possui uma deficiência física desde os dois anos de idade nos membros inferiores, causada pela poliomielite.

Pelc – Agentes e coordenadores que atuam no Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC/BA pertencentes ao Polo de Itabuna estarão reunidos a partir de segunda-feira (20) até quarta-feira (22), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, para a Formação de Avaliação I e II do programa.
Nesta etapa, 60 agentes e 10 coordenadores das cidades de Itabuna, Ibicui, Ibicaraí, Coaraci, Ubaitaba, Ilhéus, Gongogi, Itagiba, Itajuipe. As formações estão sendo ministradas por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Até o final de maio, serão avaliados os 100 núcleos, instalados em 78 municípios baianos. Na última semana, 14 coordenadores e 84 agentes sociais que atuam no polo de Senhor do Bonfim, nos núcleos instalados nas cidades de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Rodelas, Campo Alegre de Lourdes, Chorrochó, Mairi, Capim Grosso, Itiubá, Jacobina, Serrolândia, foram capacitados.


Ascom Sudesb
17/05/2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.