Notícias

05/11/2019 16:11

Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3 teve início nesta terça-feira (05)

Teve início hoje (5), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, o Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3. A competição, sediada no estado pela segunda vez consecutiva, tem a presença de 209 atletas (15 a 18 anos) dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal e segue até a próxima sexta-feira (9).

Em sua 4ª edição, o campeonato vale vaga para o Mundial ISF da modalidade, que acontece em 2020, na Índia. A solenidade de abertura aconteceu nesta terça e contou com desfile das delegações (quatro por estado) e juramento de atletas e árbitros, além da presença da comissão técnica, presidentes de federações, do diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, e representantes da Secretaria de Educação e da Universidade Católica de Salvador (UCSal).

Ao dar as boas-vindas às delegações participantes da competição, o diretor da Sudesb destacou a satisfação do Governo da Bahia em sediar mais um evento de esporte escolar de âmbito nacional.

“A Bahia está se consolidando como o estado que mais se aproxima das confederações brasileiras que executam competições para o esporte escolar. E para poder atender às diferentes demandas que chegam para apoio do Governo do Estado, a Setre, Sudesb e a Secretaria de Educação trabalham de forma conjunta para que as políticas públicas nesse segmento esportivo sejam executadas com êxito”, afirmou o diretor.

Experiência – Em sua segunda participação no Campeonato Brasileiro de Basquete Escolar 3x3, a amapaense Cristiane Ponciano (17 anos), representante da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café, diz ter tido uma ótima experiência em ambas as participações. “Meu primeiro campeonato foi no ano passado, onde minha equipe foi bronze pela 3ª divisão. Fiz muitos amigos, valeu muito a pena participar. Foi nesta competição que vi que o basquete ia fazer parte da minha vida.”

Davi Rafacho, representante de Minas Gerais, faz sua estreia na competição e se diz surpreso com a interação com os outros participantes. “O ambiente é muito bom, muito legal saber que seremos a nova geração do esporte.”

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CDBE), em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e do Governo do Estado por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

05/11/2019
Ascom Sudesb
Jéssica Tavares – DRT 6108

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.