Notícias

20/11/2019 09:11

Começam as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

A Bahia está representada por 15 atletas das modalidades de atletismo, goalball, natação e judô

A partir desta quarta-feira, 1.220 atletas paralímpicos de todo o Brasil iniciam a disputa por medalhas na 13ª edição das Paralimpíadas Escolares, a maior em número de participantes já realizadas pelo Comitê Paralímpico do Brasil. A competição segue até sexta-feira, 22, com realização de  provas em 12 modalidades esportivas, todas elas acontecendo no moderno  Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, capital.

Na noite desta terça-feira, todas as 27 delegações participaram da cerimônia oficial de abertura, que além de autoridades municipais, estaduais e do governo federal, contou com as presenças dos campeões paralímpicos de atletismo Petrúcio dos Santos e Verônica Hipólito, além do ex-jogador de vôlei de praia, Emanuel Rego.

No desfile oficial, a Bahia foi representada pelos atletas Elysson Marcos, 17 anos, da equipe de goalball, e Antônio Júnior, do atletismo. Apesar de já estar em sua quarta Paralimpíada, Elysson, morador do município de São Francisco do Conde, não disfarçou a emoção de ser porta-bandeira da delegação baiana. Já Júnior, que participa do evento pela primeira vez, mostrou-se feliz e curioso pelas novidades e sentimentos que estavam sendo experimentados.

Além de goalball e atletismo, as duas modalidades com representantes masculinos e femininos, integram ainda a delegação da Bahia a atleta de natação Bárbara Britto e o judoca Gabriel Santos, ambos do município de Jequié.

A 13ª edição das Paralimpíadas  Escolares contam ainda com as provas de basquete 3x3 em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 para paralisados cerebrais, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Toda a delegação da Bahia – atletas, técnicos, dirigentes e mães que acompanham os atletas – viaja com passagens aéreas e uniformes oficiais cedidos pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tendo o apoio da Secretaria de Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).

19.11.19
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.