20/01/2020 14:01

Verão Costa a Costa leva 10 mil pessoas à orla de Alcobaça

Dez mil pessoas estiveram na orla de Alcobaça, município localizado a 712 km de Salvador, segundo dados da Polícia Militar, entre os dias 18 e 19 de janeiro, durante a realização da primeira etapa do projeto Verão Costa a Costa, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da a Bahia (Sudesb). A ação, que passará ao todo por oito cidades baianas, segue agora para Porto Seguro (Costa do Descobrimento), onde acontece nos dias 1° e 2 de fevereiro, na Arena Boca da Barra, e de lá vai para Ilhéus (15 e 16 de fevereiro); Itacaré (7 e 8 de março); Maraú (21 e 22 de março); Valença (4 e 5 de abril); Lauro de Freitas (18 e 19 de abril) e Salvador (25 e 26 de abril).

Nestes dois dias, moradores e turistas participaram de oficinas esportivas, conheceram o artesanato e os produtos da agricultura regional, se divertiram nos equipamentos de esportes radicais e aventura e, ainda, curtiram as apresentações de grupos culturais locais e shows de Santê, Chica Fé (sábado) e de Tatau (domingo). O cantor foi o responsável pelo encerramento do evento e transformou o momento em uma verdadeira micareta, colocando o público para cantar e dançar com os grandes sucessos da sua carreira como “Pipoca”, “Oh Meu Pai" e “Araketu Bom Demais".

“O Verão Costa à Costa, além das atividades esportivas, gera trabalho para a população local e fortalece ainda mais o turismo", destaca o secretário da Setre, Davidson Magalhães. A realização do evento em Alcobaça teve, de acordo com o prefeito Léo Brito, resultados bastante positivos. “A ação foi bem próspera para a cidade, que teve a economia aquecida através do comércio, para o turismo, com o aumento da demanda nos hotéis e pousadas, para os moradores e para os turistas que acompanharam os shows e as competições esportivas. Fica a vontade de realizarmos outros eventos com o este”, avaliou o gestor municipal.

Na programação esportiva do Verão Costa a Costa, etapa Alcobaça, foram realizados oficinas e competições de Surf, Stand up Paddle, torneio de Beach Soccer e a primeira etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei – valendo vaga para a seletiva do Campeonato Brasileiro. Na avaliação do coordenador de esportes da Setre, Gustavo Miranda,o evento em Alcobaça  superou as expectativas e cumpriu com a sua proposta de integrar a população e fomentar o esporte e o turismo.

“Parabenizo a todos, moradores, turistas e atletas pelo sucesso desses evento, que é esportivo, contribuindo para colocarmos a Costa baiana no calendário esportivo e turístico do Estado", disse Miranda. O presidente da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), José Sandes, reforçou a importância do Verão Costa a Costa para o esporte amador do Estado.  “Esta é uma iniciativa muito importante para o esporte amador, através das clínicas esportivas, ampliamos o leque de futuros atletas do Surf, Futevôlei, Beach Soccer e das demais modalidades que teremos ao longo do projeto", afirmou Sandes.

Verão Costa a Costa

O Verão Costa a Costa é uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com apoio da Bahiatursa e patrocínio da Coelba, através do programa FazAtleta. Entre os apoiadores estão ainda a Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e as prefeituras dos munícipios participantes (Alcobaça, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Valença, Salvador e Lauro de Freitas). O projeto conta ainda com a parceria da Federação das Associações de Futevôlei (Futevôlei Bahia), Federação Baiana de Beach Soccer, e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

Fonte: Ascom/Setre