Notícias

23/01/2020 16:01

Pentacampeão brasileiro de bodyboarding, atleta baiano busca o bicampeonato mundial em 2020

Pentacampeão brasileiro e quarto no ranking mundial em competições de bodyboarding, o atleta baiano Uri Valadão, 34 anos, prepara-se para mais uma maratona anual de provas, tendo como meta o hexa brasileiro e o título de bicampeão mundial da modalidade esportiva, conquistado por ele pela primeira vez em 2008.

Na manhã desta quinta-feira, 23, ele esteve na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, apresentando o calendário das etapas que precisa competir para garantir boa pontuação e atingir a meta estipulada para 2020.

Na Sudesb, o atleta Uri foi recebido pelo chefe de Gabinete da autarquia, Diogo Rios, e pelo assessor técnico da Sudesb, Maurício Nery. Final do ano passado, ele teve o apoio da autarquia estadual do esporte na viagem feita a Portugal e Espanha, onde participou do penúltimo e último circuito mundial de bodyboarding, respectivamente.

“O Governo da Bahia entende a importância de se apoiar atletas com o potencial técnico de Uri Valadão. A participação em provas tão importantes mundo afora ajuda a divulgar o esporte baiano e o Brasil. Além do mais, é papel da Sudesb o apoio ao esporte de rendimento, possibilitando que atletas ranqueados nas mais diferentes modalidades esportivas participem de competições municipais, estaduais, nacionais e também internacionais”, destacou Diogo.

A partir de junho, Uri Valadão intensifica sua presença em provas nacionais, iniciando pelo Rio de Janeiro. Em julho, as provas acontecem no Chile; em agosto, na Austrália e África do Sul. Setembro será a vez das etapas em Portugal e na África do Sul, estando a prova final marcada para outubro, na Espanha.

Pedido passagem – A solicitação de passagens à Sudesb deve ser encaminhada pela federação esportiva do atleta por meio de ofício. O documento, que precisa ser enviado com antecedência, tem que ser em papel timbrado, assinado a carimbado, constando, obrigatoriamente, as seguintes informações: período, local da competição, entidade realizadora e instituições que apoiam o evento – Federações, Confederações, Comitê Olímpico  Brasileiro, Comitê Olímpico Internacional etc; ranking estadual e nacional do atleta;  encarte do evento e documento oficial de convocação. Mais informações no site da Sudesb: www.sudesb.ba.gov.br

O que é bodyboarding  - trata-se de esporte praticado no mar, em que o surfista usa prancha bodyboard para deslizar pela crista, face ou curva de uma onda em direção à areia. Durante algum tempo, a modalidade foi conhecida como "morey boogie", referência ao inventor da prancha, o norte-americano Tom Morey.
Os praticantes do bodyboarding (bodyboarders) geralmente usam pés de pato para proporcionar uma propulsão adicional e controle da prancha.

Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
23.01.2020
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.