Notícias

04/02/2020 14:02

1ª Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas

Em meio à agitação que marca os dias que antecedem o Carnaval, Salvador sedia, até 8 de fevereiro (sábado próximo), a primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas. Os jogos iniciaram na manhã desta terça-feira (04) no ginásio da Associação Atlética da Bahia, na Barra, reunindo atletas de oito equipes femininas e 16 equipes masculinas.

Ao todo, são 120 atletas cadeirantes de estados como Ceará, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Roraima, Distrito Federal e Bahia. A cerimônia de abertura aconteceu na noite dessa terça-feira, reunindo atletas, dirigentes de entidades de basquete da Bahia e do Brasil, o diretor geral e o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto e Diogo Rios, respectivamente, e o deputado federal Manassés, autor da emenda parlamentar no valor de R$372 mil que viabilizou a execução do evento esportivo.

“Em 2019, a Sudesb apoiou a realização da primeira Copa Nordeste de  Basquetebol 3x3 em Cadeiras de Rodas. Agora, estamos executando também a primeira Copa Brasil de Basket 3x3 para cadeirantes. Ambos campeonatos visam difundir a prática esportiva no país e promover a integração entre os participantes com deficiência de membros inferiores”, destaca o gestor estadual Vicente Neto.

Cursos de capacitação  - As partidas em quadra estão concentradas das 8h às 14h. Logo em seguida, iniciam, também na Associação Atlética da Bahia, cursos gratuitos de capacitação técnica ministrados por profissionais da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas.

Com aulas teóricas e práticas, estão sendo ofertadas capacitações em Arbitragem (professor Marcos Gama), Técnico (professor Wilson Caju) e Qualificação Funcional (professora Sônia Ribeiro) – todos voltados para jogos de basquete com cadeirantes. “Esta é uma inovação em eventos desta natureza. Importante qualificarmos pessoas para que possam atuar em competições de basquete para cadeirantes”, sinaliza Ives Costa, presidente da Liga Nordeste de Basquetebol.

Sistema de disputa – Na primeira fase do feminino, as oito equipes jogarão entre si em rodízio simples. As quatro primeiras equipes classificadas disputam a segunda fase, formando a chave A que disputará a série ouro da competição;  as outras quatro equipes formarão a chave B e disputarão medalha de prata.

Já na categoria masculina, as 16 equipes que disputam a primeira fase estão divididas em quatro chaves com quatro equipes cada. As duas primeiras equipes classificadas de cada chave serão divididas em chaves E e F, disputando, assim, a série ouro, e as outras equipes também serão divididas em chaves G e H e disputarão a série prata.

Hilda Fausto – DRT 1748
04/02/2020
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.