Notícias

10/02/2020 10:02

Finais da Copa Brasil de Basquete 3x3 são marcadas por muita disputa e emoção

Após diversas rodadas, grandes jogadas e muita garra demonstradas dentro da quadra durante toda a semana, as finais da primeira edição da Copa Brasil de Basquete 3x3 em Cadeira de Rodas aconteceram na manhã desta sexta-feira (07), na Associação Atlética da Bahia, localizada no bairro da Barra.

No feminino, as meninas do Irefes, do Espírito Santo, levaram a melhor e conquistaram o título de campeãs da competição pela categoria ouro. Num jogo bastante disputado, as capixabas derrotaram por 9 a 8 a equipe Umuarana, do Paraná. O terceiro lugar ficou com a equipe Adesul, do Ceará.

Já na categoria masculina, o CBA 40º, do Piauí, venceu o time baiano Aabane por um placar de 14 a 9, levando para casa o troféu de campeão da competição. O terceiro lugar do masculino foi conquistado pela equipe paranaense Umuarama.

Legado – Além dos jogos em quadra, árbitros de todo o nordeste participaram de cursos de capacitação técnica com aulas teóricas e práticas em arbitragem para a modalidade na categoria de cadeira de rodas, ministrados pelos professores Marcos Gama e Wilson Caju, profissionais da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas. Todos os participantes, ao final da competição, receberam certificação, tornando-se aptos a arbitrar o basquete 3x3 em cadeira de rodas.

Também durante a semana, aconteceu o curso sobre classificação funcional, com a professora Sônia Ribeiro, da CBB. A prática do basquete 3x3 para cadeirantes é recente no Brasil, existindo, na região nordeste, até a realização dessa primeira copa, apenas dois árbitros especialistas na função de classificar os atletas por deficiência para jogos de basquete com cadeirantes. “Com essa orientação recebida durante esta semana, acredito que diversos árbitros passaram a ter mais conhecimento na função e estejam atualizados com as regras da modalidade 3x3, que é algo muito novo para todos, atletas, técnicos e árbitros”, disse Ives Costa, presidente da Liga Nordeste de Basquete .

A primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Desde a última terça-feira (4), 120 atletas de estados como Ceará, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Roraima, Distrito Federal e Bahia participaram da competição, disputada por 16 equipes masculinas e oito femininas.


Dayse Faleta – DRT 5885
07/02/2020
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.