11/03/2020 14:03

Centenário da Capoeira Regional homenageia Mestre Bimba

Uma roda com capoeiristas de diversas partes do mundo marcou, nesta terça-feira (10), o início da programação em comemoração ao centenário da capoeira regional, no Forte da Capoeira, no Santo Antônio além do Carmo, em Salvador. A comemoração, que acontece até este sábado (14), envolve a realização de vivências, exibição de filmes, apresentações culturais e bate-papos sobre o estilo criado por Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba.

Para a filha do Mestre Bimba, Marinalva Nascimento, o evento celebra a sobrevivência e conquistas que a capoeira regional alcançou nos últimos 100 anos. “É um momento de celebrar a memória dele, que foi o maior responsável para que a capoeira tenha chegado onde chegou. Estamos presentes no mundo todo, com praticantes tão diversos quanto possível, pessoas de todas as classes sociais e origens. E isso é fundamental, a união que nossa arte representa, juntando as pessoas com valores de irmandade, respeito e companheirismo".

A celebração é promovida pela Fundação Mestre Bimba (Fumeb) e tem o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A programação integra as ações que o grupo vem realizando desde 2018 na promoção, formação e preservação da memória da Capoeira, que foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014.

História

A Fumeb foi edificada por diversos discípulos e admiradores de Mestre Bimba em 1993 e é reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual. A finalidade da Fundação é preservar e difundir a obra de Mestre Bimba e o seu legado cultural afro-brasileiro através de eventos e atividades correlatas no campo da capoeira. A entidade realiza seminários, cursos, publicações, exposições, pesquisas, atividades de intercâmbio cultural, além de viabilizar o estudo dos princípios pedagógicos de Mestre Bimba e estimular a implantação de Núcleos para a prática e ensino da Capoeira Regional.

Atualmente a Fumeb desenvolve o Capoerê, projeto social criado por Frede Abreu e iniciado por Mestre Saguim, que tem a realização da Filhos de Bimba Escola de Capoeira desde o final dos anos 90 e já atendeu mais de oito mil crianças em comunidades de Salvador. Hoje, a FDB mantém núcleos nas localidades: Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Plataforma, Narandiba, Chapada do Rio Vermelho e no distrito de Baiacu, na ilha de Vera Cruz.

Fonte: Secom